MOSTRA SESC DE CINEMA PAULISTA

O Sesc São Paulo apresenta a fase estadual da Mostra Sesc de Cinema,  exibindo 43 filmes (longas e curtas-metragens) nacionais em programação inédita na capital paulista

O Sesc com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica nacional que não chega ao circuito comercial de exibição, apresenta a Mostra Sesc de Cinema Paulista que pretende contribuir para o campo audiovisual como um espaço de lançamento e promoção de artistas brasileiros. Assim, entre os dias 18 e 25 de julho, no CineSesc, serão apresentadas 43 produções paulistas independentes selecionadas por uma comissão curatorial. A Abertura oficial da Mostra será dia 18 de julho às 20h30 no CineSesc. Na ocasião, após cerimonial, serão exibidos os curtas-metragens Peripatético (2017), de Jessica Queiroz; Entremundo (2015), de Thiago B. Mendonça e Renata Jardim; A Gis (2016), de Thiago Carvalhaes; Osiba Kangamuke – Vamos Lá, Criançada (2016), de Haya Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro e Veronica Monachini de Carvalho; e Torre (2017), de Nádia Mangolini. Os ingressos são ghratuitos e devem ser retirados a partir de uma hora antes das sessões.

Foram mais de 170 filmes inscritos e 43 selecionados de modo a considerar aspectos relevantes que a linguagem audiovisual trazia para discussão de temas relevantes, tais como asnarrativas sobre corpos dissidentes, as tradições orais e simbólicas, as diferentes manifestações culturais, a identidade de gênero e a pluralidade sexual, a transição geracional, os silenciamentos históricos de falas e vozes abjuradas, a visibilidade de protagonismos na discussão do lugar de fala e de escuta, e as resistências políticas frente às opressões socioeconômicas. A curadoria dos filmes foi realizada por uma comissão formada por Cecília de Nichille, Renata Martins e Rodrigo Gerace.

A Mostra Sesc de Cinema Paulista reitera a importância da difusão e visibilidade de produções que estão fora do eixo comercial de exibição nos cinemas, televisões e canais on demand. Entre longas e curtas-metragens, os filmes ganham múltiplos sentidos quando projetados em novas janelas de exibição para todos os públicos. Todas as sessões serão seguidas de debate com os realizadores.

Para mais informações sobre a Mostra Sesc de Cinema: http://www.sesc.com.br/portal/site/mostradecinema

 

PROGRAMAÇÃO

18 DE JULHO, QUARTA

20h30 – Abertura

Cerimônia + exibição de seleção de curtas:

Peripatético (15 min)

Entremundo (25 min)

A Gis (20 min)

Osiba (20 min)

Torre (18 min)

19 DE JULHO, QUINTA

15h – Programa Curtas 8 (70 min)

17h – Programa Curtas 2 (95 min)

19h – Programa Curtas 6 (77 min) + debate com realizadores

21h30 – Intimidade Pública (1h11 min) + bate papo com realizadores

 

20 DE JULHO, SEXTA

15h – Programa Curtas 3 (64 min)

17h – Fora de Campo (1h11 min)

19h – Programa Curtas 5 (66 min) + debate com realizadores

21h30 – Antes do Fim (1 h26 min) + bate papo com realizadores

 

21 DE JULHO, SÁBADO

15h – Programa Curtas 7 (87 min)

17h – Casulos (13 min) +  Os Caubóis do Apocalipse (1h25 min)

19h – Programa Curtas 1 (84 min) + debate com realizadores

21h30 – Fora de Campo (1h11 min) + bate papo com realizadores

 

22 DE JULHO, DOMINGO

11h – Médico de Monstro (11 min) + filme Cineclubinho

16h30 – Programa Curtas 4 (71 min) + debate com realizadores

18h30 – Escolas em Luta (1h e 17 min)

20h – Programa Curtas 3 (64 min) + debate com realizadores

22h30 – Largou as Botas e Mergulhou no Céu (1h25min) + bate papo com realizadores

 

23 DE JULHO, SEGUNDA

15h – Casulos (13 min) +  Os Caubóis do Apocalipse (1h25 min)

17h – Programa Curtas 6 (77 min)

19h – Programa Curtas 7 (87 min) + debate com realizadores

21h30 – Intimidade Pública (1h11 min)

 

24 de julho, terça

15h – Programa Curtas 4 (71 min)

17h – Largou as botas e mergulhou no céu (1h25 min)

19h – Programa Curtas 2 (95 min) + debate com realizadores

21h30 – Antes do Fim (1h26 min)

 

25 de julho, quarta

15h – Programa Curtas 5 (66 min)

17h – Programa Curtas 1 (84 min)

19h – Programa Curtas 8 (70 min) + debate com realizadores

21h30 – Escolas em Luta (1h17 min) + debate com realizadores

 

CURTAS

PROGRAMA CURTAS 1

Duração total: 84 min

 

POR TRÁS DO CARTÃO POSTAL (19 min)

ENTRE JANELAS (10 min)

FORMIGUEIRO (29 min)

TEMPOS DE CÃO (24 min)

 

POR TRÁS DO CARTÃO POSTAL

2016, Documentário, 19 min, Livre

A cidade de Santos – litoral de São Paulo – tem o 6º melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Uma cidade maravilhosa, desenvolvida e pronta para receber turistas. Mas, por trás das belas paisagens, a realidade é bem diferente.

Direção, Roteiro, Pesquisa: Junior Castro Direção de fotografia: Gabriel Gomes Montagem: Junior Castro Direção de arte: Junior Castro Elenco/Entrevistados: Fabíola Melo – Vila Sapo (Ponta da Praia) Jorge NeGreen – Vila Progresso (Morro da Nova Cintra) Leandro Valença – Vila Gilda (ZN) Ronaldo Pereira – Alemoa (ZN) Samara Faustino – Paquetá (Centro)

 

ENTRE JANELAS

2017, Documentário, 10 min, Livre

Caminhar sobre o Minhocão e imaginar o que se passa por trás de algumas janelas. Fabular sobre as pessoas, suas vidas e histórias. Esta é a proposta de Entre janelas, documentário que explora a observação do outro como condição inerente a esse espaço urbano.

Direção e Roteiro: Joyce Cury Direção de fotografia: Mauro Silva e Laura Jorge Montagem: Maria Vitória di Bonesso Música: André Moraes – “Sonho” Desenho de som: Júlio Assano Junior Elenco: Ranieri Guerra, Marcela Evangelista, Thiago Santana, Felipe Morozini, Dirce Thomaz, Carol Marinho, Roger Marinho, Arthur do Nascimento.

 

FORMIGUEIRO

2015, Documentário, 29 min, Livre

Depoimentos a partir do cotidiano dos moradores da ocupação Vila Soma, Sumaré-SP, que contam como se organizam e qual é a principal motivação para manter disposição na luta por moradia diariamente. A Vila é hoje a maior ocupação por moradia do Estado, com aproximadamente 1.500 famílias.

Direção e Roteiro: Carlos Canedo Argumento: Otávio Paranhos Pesquisa: Jaqueline Altomani Direção de fotografia: Lucas Niguer Câmera: Lucas Niguer e Lucas Jacinto Montagem: Carlos Canedo e Maurício Rodrigues

 

 

TEMPOS DE CÃO

2016, Documentário, 25 min, 14 anos

Em uma São Paulo inabitada, personagens reais resistem à extinção iminente e à falta d’água.

Direção e Roteiro: Ronaldo Dimer e Victor Amaro Direção de fotografia: Ronaldo Dimer Câmera: André Tashiro Montagem: Ronaldo Dimer Direção de arte: Criação Coletiva Música: Lutz Gallmeister Desenho de som: Henrique Bertol Elenco: Paulo “Mad Max” Viana, Jocimar Batista da Silva, Cleiton Alves Pereira, Aline Guimarães, Arthur Silva Souza, Daisy Almeida, Gledson Leite, Karol Nobre Pereira, Junior Barthelemi.

 

PROGRAMA CURTAS 2

Duração total: 95 min

A GIS (20 min)

TORRE (18 min)

PARANAPUÁ (30 min)

PROCURA-SE IRENICE (25 min)

 

A GIS

2016, Documentário, 20 min, 16 anos

Gisberta Salce, mulher transexual brasileira que vivia como imigrante em Portugal. Ela foi brutalmente assassinada há 10 anos e, desde então, se tornou símbolo da luta pelos direitos transexuais. O documentário constrói um retrato delicado, peça por peça, de uma mulher despedaçada por um mundo indiferente.

Direção e roteiro: Thiago Carvalhaes Câmera: Leonor Teles, Martina Palmeri e Tobias Rodil

Montagem: Beatriz Pomar Música: Maria Bethânia, Quartabê Desenho de som: Arne Stevens, Lien Pardon e Michaël Dylst Elenco: Albino Ribeiro, Cristina Sousa, Katy Vandolly

 

TORRE

2017, Documentário, 18 min, 12 anos

Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime.

Direção e Argumento: Nádia Mangolini Roteiro: Gustavo Vinagre Pesquisa: Vanessa Reis Montagem: Lia Kulakauskas Direção de arte: Pedro Franz, Rafael Coutinho Música: Dudu Tsuda Desenho de som: Miriam Biderman, Ricardo Reis Chuí Elenco: Gregório Gomes da Silva, Isabel Gomes da Silva, Virgílio Gomes da Silva Filho, Vlademir Gomes da Silva Animação: Alois Di Leo, João Mauricio, Marcus Vinicius Vasconcelos, Mauricio Nunes

 

PARANAPUÃ

2017, Documentário, 29 min, Livre

Em 2004, guaranis m’byas iniciaram a ocupação de uma região no interior de uma unidade de conservação ambiental no litoral de São Paulo. O filme acompanha a relação deles com a cidade e o Estado, a partir do cotidiano de quem vive na primeira vila brasileira, São Vicente.

Direção e Roteiro: Leonardo Coffani Sabanay Direção de fotografia: Marih Herrera e Vitor Gracia Montagem: João Paulo Bocchi Elenco: Didaco Karai; Frederico Borges – Wera; Ronildo Amandios – Werá Xunu; Marcelino Tiber – Karai Tenondé; Alcides Mariano – Karai Tataendy; Mariano – Tupã Mirim; Clarice Samuel dos Santos

 

PROCURA-SE IRENICE

2016, Documentário, 25 min, 10 anos

O resgate de uma personagem silenciada, a busca por uma atleta esquecida. O encontro com uma história apagada pela ditadura.

Direção: Thiago B. Mendonça, Marco Escrivão Roteiro: Marco Escrivão, Thiago B. Mendonça

Direção de fotografia: Guilherme Martins Montagem: Marco Escrivão, Thiago B. Mendonça Direção de arte: Laura Calsans Música: Maurício Pazz Desenho de som: Alexandre Scarpelli Elenco: Kanzelumuka Animação: Ieltxu Ortueta

 

 

PROGRAMA CURTAS 3

Duração total: 64 min

O ESPÍRITO DE FRANCISCO (11 min)

VANITAS (6 min)

SINÔNIMO (15 min)

SUPER OLDBOY (13 min)

HERÓI SEM MEMÓRIA (17 min)

 

O ESPÍRITO DE FRANCISCO

2016, Ficção, 11 min, Livre

Francisco, um artesão de 80 anos utiliza o principio da arte que faz navios dentro de garrafas, para recriar cenas do cotidiano dentro de lâmpadas. Um dia, ao ver um avião no céu, decide fazer um. Desta vez não o deixará dentro de uma lâmpada. Pendura ele no alto, na esperança de um dia ele voar.

Direção, Roteiro e Argumento: Pedro J. Duarte Direção de fotografia, Montagem, Direção de arte: Pedro J. Duarte Câmera: José Pontes Música: Izaias Bueno de Almeida /Edmundo Villani- Côrtes Elenco: Francisco Lippo

 

VANITAS

2017, Ficção, 6 min, 18 anos

No inferno de Bosch, ela foi condenada a olhar para o próprio reflexo. Ela é o espírito que perambula pela escuridão do Jardim das Delícias. Ela é vanitas, substantivo latino que significa vazio e vaidade, e  também se refere às pinturas da Idade Média. Hoje não compartilhamos dores e falhas. Tal movimento fez da vaidade uma virtude, não mais o pecado capital do orgulho. Trazendo entre suas características a imortalidade. Este é o drama.

Direção: Vinícius Cardoso Roteiro: Bruno Castro Direção de fotografia: Diogo Martins Montagem: Vinícius Cardoso Direção de arte: João Zambom Música: Anselmo Mancini Elenco: Vera Valdez e Irupé Sarmiento

 

SINÔNIMO

2015, Documentário, 16 min, Livre

O palco principal é o salão de dança, as protagonistas são as senhoras; os senhores deslizam e flutuam naquele piso de madeira. Os passos de dança refletem e são reflexo dos passos e trajetória da própria vida.

Direção e Argumento: Bruno Botas Roteiro: Bruno Botas e Grazielli Ferracciolli Direção de fotografia: Bruno Botas e Grazielli Ferracciolli Montagem: Bruno Botas Direção de arte: Letícia Loureiro e Bruno Bragante Som: Isa Colombo, Bruno Félix e Vicente Pizzutiello Direção de elenco: Gabriela Santos

 

SUPER OLDBOY

2016, Ficção, 13 min, 12 anos

Sátira da paradoxal situação de Bil, idoso contratado como office-boy em São Paulo pois não paga passagem de ônibus nem pega fila no banco. Bil adora ler o Super Oldboy, HQ de um super-herói idoso que combate os crimes em São Paulo. Certo dia, Bil se envolve em um inusitado assalto a banco.

Direção e Roteiro: Eliane Coster Direção de fotografia: Pedro Volpe Eliezer Montagem: Fernando Coster Direção de arte: Roberto Eiti Hukai Música: Kito Siqueira Elenco: Elke Maravilha, Jorge Cerruti, Laerte Coutinho, Jean-Claude Bernardet, Luiz Gê, José Luiz Sasso, Nyrce Levin, Erika Puga, Nara Sakarê, Sato do Brasil, Rudifran Pompeu, Maysa Lepique, Fernando Coster, Fabiana ‘Fafi’ Prado, Pedro Moreno, Tereza Loparic, Ewerson dos Santos, Pedro Noizyman Animação: Roberto Eiti Hukai

 

HERÓI SEM MEMÓRIA

2016, Ficção, 17 min, 12 anos

Pedro é um ex-combatente da FEB que esteve nas retomadas de Monte Castello e Montese durante a segunda guerra mundial. Após a perda de sua esposa ele retoma suas lembranças através de relatos com seu neto Luca.

Direção, Roteiro, Argumento: Fernanda Galetti Pesquisa: Fernanda Galetti e Keryma Lourenço

Direção de fotografia: Pedro Reali Câmera: Fabio Balian Montagem: Camila Fávaro Direção de arte: Rafael Sylos e Keryma Lourenço Música: Ed Côrtes Desenho de som:Pedro Lima Elenco: Celso Carlucci, Ester Laccava, Francisco Haddad Aguerre Animação: Keryma Lourenço

 

PROGRAMA CURTAS 4

Duração total: 71 minutos

MÉDICO DE MONSTRO (11 min)

A FUGA (10 min)

MEU PEQUENO HERÓI NÃO SABE VOAR (19 min)

NÃO CORRE MENINO (10 min)

OSIBA (20 min)

 

MÉDICO DE MONSTRO

2017, Ficção, 11 min, Livre

Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

Direção: Gustavo Teixeira Roteiro: Gustavo Teixeira e Rodrigo Estravini Direção de fotografia: Alice Andrade Drummond Montagem: Gustavo Teixeira, Thiago Ricarte e Daniel Mascarenhas Direção de arte: Rafael Blas Música: Rafael Prego e Ariel Padula Elenco: Marcelo Oliveira, Giovanna Leirião, Nábia Villela, Marielle Cecconello Animação: Rodrigo Estravini

 

A FUGA

2015, Ficção, 10 min, Livre

No antigo Egito, o exército Romano está conduzindo seus mais recentes prisioneiros de guerra pelo deserto. Inconformado, um menino tenta fugir de seus captores.

Direção, roteiro, montagem: Douglas Alves Ferreira Desenho de som: Confraria de sons e charutos Animação: Paulo Henrique, Amanda Rovaron, Paula Urbinatti, Leandro Mendes, Maki Mochizuki, Isabela Tamiris de Oiveira, Débora Slikta, Paty Hikari.

 

MEU PEQUENO HERÓI NÃO SABE VOAR

2015, Ficção, 19 min, Livre

Fabinho vive nos ares. Laura, sua mãe, vive no chão.

Direção e Roteiro: Pedro Jorge Direção de fotografia: Otavio Pupo Montagem: Pedro Jorge e Hélio Villela Nunes Direção de arte: Fernando Zuccolotto Música: Rodrigo Monteiro e Arthur Decloedt Desenho de som: Raul Arthuso Elenco: Thaís Medeiros, Luciano Otto, Mira Haar, Eiryo Okura, Rafael Eihati, Kazue Akisue, Ivo Hirata de Medeiros e uma turminha da pesada Animação: André Catoto

 

NÃO CORRE MENINO!

2017, Ficção, 10 min, 12 anos

O filme é um retrato do cotidiano das comunidades pobres do Brasil que sofrem com a falta de segurança e estrutura do governo, gerando um grave aumento no número de vítimas colaterais.

Direção e Roteiro: Rafael Bispo Direção de fotografia: Eduardo Makino Montagem: Bruno Ferrari e Rafael Bispo Música: Cena Triste – MC Dudu RB Part MC Pingo do RAP / #12 – Gestos Sonoros / Tempos Obscuros – Juari Dovenas Desenho de som: Juari Dovenas Elenco: Taty Godoi, Felipe Caetano, Matheus Souza, Heitor Gonzalez, Adriel Sarmento, Robert Galdino e Bruno Ferrari Animação: Lucas Miranda

 

OSIBA KANGAMUKE – VAMOS LÁ, CRIANÇADA

2016, Documentário, 20 min, Livre

Produção coletiva entre cineastas indígenas, não-indígenas e antropólogos, e resultado de uma oficina realizada com as crianças Kalapalo, que participaram de todo o processo de gravação. Da escola, onde aprendem português, aos rituais,  elas apresentam as tradições a partir da própria perspectiva.

Direção e Roteiro: Haya Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro e Veronica Monachini de Carvalho

 

PROGRAMA CURTAS 5

Duração total: 66 minutos

DIAMANTE, O BAILARINA (22 min)

LUGAR INVISÍVEL (2 min)

A ROTAÇÃO DA TERRA (15 min)

ESTADO-VIOLÊNCIA (5 min)

ROMA (20 min)

 

DIAMANTE, O BAILARINA

2016, Ficção, 23 min, 12 anos

Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha.

Direção, Roteiro e Montagem: Pedro Jorge Direção de fotografia: Otavio Pupo Direção de arte: Daniela Aldrovandi Desenho de som: Caio Gox e Fábio Granziol Elenco: Sidney Santiago, João Acaiabe, Thaís Medeiros, Roberto Alencar, Leonardo Devitto, Divina Raio-Laser, Penelopy Jean, Rebecca Catalani, Nina Fur, Newman Costa e boxeadores da Academia de Boxe Guarany

 

LUGAR INVISÍVEL

2015, Ficção, 2 min, Livre

Um mini curta sobre perdas e identidade.

Direção, Roteiro, Direção de arte: Lola Ramos Música e Desenho de som: Pedro Serapicos

 

A ROTAÇÃO DA TERRA

2017, Ficção, 15 min, Livre

Um funcionário de um parque eólico encontra uma garota numa festa da cidade e saem para passear de moto.

Direção e Argumento: Matheus Sundfeld Roteiro: Diogo Faggiano Direção de fotografia: Fabio Bardella e Jorge Maia Montagem: Thiago Ricarte Direção de arte: Paola Ottoni Desenho de som: Léo Bortolin

 

ESTADO-VIOLÊNCIA

2016, Ficção, 5 min, 16 anos

Em um futuro não tão distante do nosso, a perseguição a LGBTs foi legalizada por um governo moralmente decadente. Caberá a quem lutar contra esse regime opressor?

Direção, Roteiro, Câmera, Montagem, Direção de arte e Animação: Rafael Ghiraldelli

 

ROMA

2017, Ficção, 20 min, 14 anos

Julia se sente desconfortável com a religiosidade da mãe, que deposita toda a confiança no líder religioso da igreja local. Ao mesmo tempo, Julia entra em um dilema moral ao se apaixonar por Bárbara, frequentadora dos cultos.

Direção, Roteiro e Pesquisa: Charles C.S. Ferreira Direção de fotografia e Montagem: Leonardo Grecco Direção de arte: Guilherme Carvalho Música: Vanessa Martins e Paul Laffite, Marcos Wilder Elenco: Gabriela Mora, Maria Clara Venna, Bia Bologna, Mauricio Mascarenhas, Claudia Montechi, Murilo Dias, Jean dos Santos

 

PROGRAMA CURTAS 6

Duração total: 77 minutos

PERIPATÉTICO (15 min)

TERMINAL 3 (24 min)

UNIVERSO PRETO PARALELO (12 min)

ENTREMUNDO (25 min)

 

PERIPATÉTICO

2017, Ficção, 15 min, Livre

Três jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone está a procura de emprego, Thiana tenta vestibular de medicina, e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um fato histórico, em Maio de 2006, em São Paulo, muda o rumo de suas vidas.

Direção: Jessica Queiroz Roteiro: Ananda Radhika Direção de produção: Nayana Ferreira Direção de fotografia: Luiz Augusto Moura Montagem: Ana Julia Travia Direção de arte: Dicezar Leandro Desenho de som: Isadora Torres Elenco: Larissa Noel, Alex de Jesus e Maria Sol

 

TERMINAL 3

2017, Documentário, 24 min, Livre

Em 2013, enquanto o país construía as grandes obras da Copa do Mundo, um grupo de 150 homens foi resgatado em situação de trabalho escravo na construção do Terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos. Desses trabalhadores, mais de 50 vieram da cidade de Petrolândia-PE e foram encontrados em uma pequena casa na favela do entorno da obra, sem comida, abrigo e dinheiro para a viagem de regresso.

Direção: Thomaz Pedro e Marques Casara Pesquisa e Roteiro: Tulio Kruse Direção de fotografia: Thomaz Pedro Montagem: Marcelo Vogelaar e Thomaz Pedro Música: Daniel Grajew

 

UNIVERSO PRETO PARALELO

2017, Documentário, 12 min, 16 anos

Um paralelo traçado entre as violações de direitos humanos do passado escravocrata brasileiro e da ditadura militar por obras do século XIX e depoimentos dados a Comissão Nacional da Verdade. Quem são os heróis nacionais brasileiros?

Direção e Roteiro: Rubens Passaro Direção de fotografia, Montagem e Direção de arte: Rubens Passaro Música: Laurent Mis, Alabê Ôni, Ba Kimbuta Elenco: Depoimentos de Maria Rita Kehl, Paulo Malhães, Darci Miyaki e Jair Bolsonaro Messias.

 

ENTREMUNDO

2015, Documentário, 25 min, 10 anos.

Um dia no bairro mais desigual de São Paulo

Direção: Thiago B. Mendonça, Renata Jardim Roteiro, Argumento e Pesquisa: Thiago B. Mendonça Câmera e Direção de fotografia: Victor de Melo Montagem: Bruno Mello Castanho Música: Samuel Gambini e Camila Borges de Oliveira

 

PROGRAMA CURTAS 7

Duração total: 87 minutos

WAAPA (20 min)

DANÇA DA AMIZADE (25 min)

YOMARED (17 min)

25 DE MARÇO (13 min)

GARY (10 min)

 

WAAPA

2017, Documentário, 20 min, Livre

O documentário propõe um mergulho na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Direção: Renata Meirelles, David Reeks, Paula Mendonça Roteiro: Henry Grazinolister Direção de fotografia: David Reeks Montagem: Raimo Benedetti, Nana Ribeiro Desenho de som: Dan Zimmerman

 

A DANÇA DA AMIZADE

2016, Documentário, 25 min, Livre

A trajetória de resistência afro-brasileira do Grupo Urucungos, Puítas e Quijenques, surgido em Campinas, no final dos anos 1980, por iniciativa da pernambucana Raquel Trindade, artista e continuadora do legado do pai, Solano Trindade.

Direção e Roteiro: Gilberto Alexandre Sobrinho Pesquisa: Alessandro José Oliveira Direção de fotografia: Felipe Bomfim Montagem: Marina Pires Som direto: Victor Negri Mixagem: Henrique Cartaxo

 

YOMARED

2017, Documentário, 17 min, 16 anos

Livremente inspirado no capitulo “O segredo como assassinos”, do livro “Mulher que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, o filme acompanha o cotidiano de Mariana Yomared, bambolista mexicana residente em São Paulo, através de suas narrações sobre sonhos e desventuras familiares.

Direção: Lufe Bollini Roteiro: Lufe Bollini y Mariana Yomared Montagem: Lufe Bollini Música: Mariana Yomared y Banda da Convenção de malabares de Florianópolis Elenco: Tiare Desire Gonzales, Giovana Rodrigues, Santiago, Rodrigo Bourganos, Maria Esthela Gonzales, Genaro Isita Flores, Larissa Lima e Luis Só.

 

25 DE MARÇO: A MEMÓRIA DO MUNDO ÁRABE

2015, Documentário, 14 min, Livre

O artista Paulo Sayeg relembra, através da execução de um desenho, seu passado com a Rua 25 de Março, localizada no centro da cidade de São Paulo, e a relação do lugar com as origens árabes de sua família.

Direção, roteiro, montagem: Gustavo de Souza Dantas Brandão Produção executiva: Denise Lara Elenco: Paulo Sayeg

 

Gary

2017, Documentário, 10 min, Livre

Gary vende balões nos metrôs de Nova York e sonha em aprender mágica. Conversas filmadas aproximam a documentarista brasileira deste morador do Brooklyn de família cubana, que entre longos trânsitos subterrâneos, questiona seu caminhar no mundo.

Direção, Roteiro, Argumento, Pesquisa, Câmera e Montagem: Marina Thomé

 

PROGRAMA CURTAS 8

Duração total: 83 minutos

SWEET HEART (21 min)

AINDA NÃO (21 min)

AGORA SE VIRA, MEU BEM (11 min)

LÚCIDA (16 min)

CASULOS (13 min)

 

SWEET HEART

2017, Ficção, 21 min, 16 anos

Uma adolescente cresce em São Paulo.

Direção e Roteiro: Amina Jorge Direção de fotografia: Cris Lyra Montagem: Beatriz Pomar Direção de arte: Tatiana Takahashi Técnico de som: Ana Chiossi Elenco: Yasmin Thin Qi, Matheus Pocoteuba, Pepe Pedra, Lilith Cristina.

 

AINDA NÃO

2017, Ficção, 21 min, 12 anos

Nos dias que antecedem seu aniversário, Marina recebe a visita de sua mãe. Com o passar dos dias, um distanciamento sobrecarrega a aproximação entre mãe e filha.

Direção e Roteiro: Julia Leite Direção de fotografia: Pedro Andreetta Montagem: Arthur Paulino Direção de arte: Beatriz Barbosa Música: Barulhista Figurino: Anna Carolina Pato, Letícia Gatto, Liza Peixoto Elenco: Clara Gallo, Gilda Nomacce e Shaya Lambert Bihari

 

AGORA SE VIRA, MEU BEM

2017, Ficção, 11 min, Livre

De onde vem tanta dor? Das experiências, dos conceitos, dos pré-conceitos? Essa é a busca de Ana, que aos 35 anos mergulha em seu íntimo em busca de respostas, para seguir em frente. Será que as encontra?

Direção, montagem e música: Elisa Aleva Roteiro: Lígia Gomes adaptação Elisa Aleva Argumento: Lígia Gomes Câmera: Felipe Vidal Direção de arte: Zé Pedro Baroni Som direto: Luciano Santana Direção de elenco e Make up: Marina Azze

 

LÚCIDA

2015, Ficção, 16 min, Livre

Mas eu nem sei se ela tem alguma coisa pra cozinhar, porque ela não me fala.

Direção: Fabio Rodrigo e Caroline Neves Roteiro: Fabio Rodrigo Câmera, Direção e Produção de arte: Fabio Rodrigo Montagem: Caroline Neves Elenco: Jéssica Felipe, Willian Leodoro, Vinícius Neves, Caroline Neves, Fabio Rodrigo.

 

CASULOS

2017, Ficção, 13 min, 10 anos

Ela só queria descansar, mas algo vindo de muito distante atrapalha seus planos.

Direção e Argumento: Joel Caetano Roteiro: Joel Caetano e Mariana Zani Câmera, Direção de fotografia e Montagem: Joel Caetano Direção de arte: RZP Música: Ope Source Elenco: Mariana Zani e Joel Caetano Animação e Efeitos especiais: Joel Caetano

 

LONGAS

ESCOLAS EM LUTA (1h17 min)

ANTES DO FIM (1 h26 min)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *