Enfrentamento à violência contra a mulher quer alcançar mais a zona rural

Ações de enfrentamento a violência contra as mulheres estão sendo ampliadas visando um maior alcance na zona rural. A questão veio à tona nesta segunda-feira,7, durante abertura do curso e oficinas de capacitação sobre a problemática do gênero para lideranças da sociedade civil tanto da zona urbana quanto rural atuarem como multiplicadoras.

O evento prossegue até o dia 10 deste mês, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Sintrafs), no bairro Barroquinha. É uma promoção da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres com apoio do Centro Municipal de Referência Maria Quitéria (CRMQ).

A capacitação também tem como foco as discussões sobre as relações que provocam as desigualdades entre homens e mulheres, na perspectiva dos direitos humanos. E a partir daí, promover a dinâmica que facilite a discussão sobre as diversas formas de violência às quais as mulheres estão submetidas, bem como os mecanismos disponíveis para preveni-las e enfrenta-las.

A coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria, Maria Luiza Coelho, observa a necessidade de capacitar lideranças urbanas e rurais como multiplicadoras de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Já a representante da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Flora Maria Brito Pereira, observou a importância de fortalecimento da rede de enfrentamento dos direitos das mulheres. Observou que a cidade já possui uma rede de enfrentamento estruturada, mas lamenta que as ações não chegam à zona rural da forma esperada.

Para a assessora técnica Larissa Khouri, o evento está obtendo uma resposta positiva dos participantes em função dos relatos e experiências apresentados. “Nosso objetivo é fortalecer e criar consciência na rede desconstruir o machismo e que criem forças para enfrentar esta questão cultural patriarcal”, afirmou.

Fonte:Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *