Sudesb inicia aulas de natação e hidroginástica na piscina da Bonocô

Mais saúde e qualidade de vida para 500 jovens e adultos de Salvador. O programa ‘Sudesb Natação em Rede’ iniciou as atividades nesta segunda-feira (16), no complexo aquático construído pelo Governo do Estado, na Avenida Bonocô, em Salvador. A iniciativa busca utilizar o moderno espaço como instrumento de educação, socialização e saúde para toda a população, além de treinamento de atletas de alto nível.
A ação é realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb). “Do total de vagas, 440 são para natação e 60 para hidroginástica. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 6h às 19h, com duração de 50 minutos cada. Esperamos dobrar o número de vagas no próximo mês e alcançar o objetivo do projeto, que é de mil pessoas inscritas”, explica o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Márcio Lima.
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
A vendedora Januária Santos tem 65 anos e participa das aulas de hidroginástica
(Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, acrescenta que o principal objetivo do complexo aquático é disponibilizar serviços para a população. “O Governo da Bahia tem se preocupado em dar destaque ao esporte como uma ferramenta de transformação social, levando benefícios para aqueles que mais precisam. Aqui na nova piscina olímpica, além dos alunos de escola pública, atenderemos moradores das Bases Comunitárias de Segurança e jovens que estão cumprindo pena socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente [Fundac]”.
Para a vendedora Januária Santos, 65 anos, com as aulas de hidroginástica, os idosos podem se exercitar e ter uma vida social mais dinâmica. “É ótimo para quem não tem como pagar pelas aulas em uma academia. É importante para saúde, como para quem tem hipertensão e dores nas articulações. Com a idade, muitas pessoas ficam isoladas em casa. Com essa ajuda, elas podem interagir com outras pessoas”, afirma.
 
Oportunidade
Para garantir a qualidade, cinco profissionais de educação física, especializados em natação e hidroginástica, atuam no programa. Duas enfermeiras e uma assistente social acompanham as aulas no local. De acordo com o instrutor Eldebrando Pires, além de ajudar na educação e na saúde, o programa representa uma oportunidade para os jovens. “Existe sempre a possibilidade que um grande talento seja revelado num projeto como esse. Uma oportunidade de mudança de vida”.
Palavras que reverberam no olhar de Elba Cerqueira, 13, aluna do Colégio da Polícia Militar (CPM) que tem o sonho de ser atleta profissional. “Estou aprendendo, mas não quero parar aqui. Com muito treinamento e dedicação, quem sabe não consigo alcançar esse sonho de me tornar uma nadadora profissional? Eu acredito nisso”.
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
A estudante Elba Cerqueira tem o sonho de ser atleta profissional
(Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)
Mais esporte
O programa vai disponibilizar mais 100 vagas para os jovens atendidos com medidas socioeducativas pela Fundac. As aulas para esse público acontecem às sextas-feiras. Cerca de 80 crianças e jovens das regiões das Bases Comunitárias de Segurança, matriculadas na rede pública de ensino (municipal e estadual) também serão contempladas pela ação. Além do núcleo da Bonocô, a Sudesb já oferece aulas de natação e hidroginástica nas piscinas do CSU do Nordeste de Amaralina e UCSal de Pituaçu, atendendo 850 pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive pessoas com deficiência).
Fonte: Ascom.ba
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *