ACBEU apresenta programa que levará ensino da língua inglesa para alunos da rede municipal de Feira de Santana.
Parceria com Secretaria de Educação mira na inclusão social e emancipação pessoal e profissional dos estudantes.
Aconteceu na tarde de ontem, dia 31, o lançamento do programa SPEAK UP FSA 2024, uma parceria entre a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) e a Prefeitura de Feira de Santana. O Programa SPEAK UP FSA 2024 irá proporcionar o ensino de inglês, metodologia de aprendizado aplicada por renomadas instituições de ensino da rede privada no Brasil, para estudantes de 18 escolas da rede pública municipal de Feira de Santana, elevando a qualidade do ensino de idiomas e proporcionando uma maior qualificação para os alunos.
Serão contempladas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais em tempo integral. Feira de Santana é o primeiro município da Bahia a firmar esse tipo de convênio na rede pública de ensino. Para a Secretária Municipal de Educação Anaci Paim, esse projeto é um passo significativo para garantir que mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, promovendo a equidade e o desenvolvimento social na comunidade. “A iniciativa demonstra um compromisso com a formação de cidadãos mais preparados e conscientes de seu papel no mundo “, afirmou a secretária.
Para o superintendente da ACBEU Ticiano Cortizo, a oferta de aulas de inglês deverá abrir portas para oportunidades futuras, contribuindo para o desenvolvimento integral dos jovens e crianças de Feira de Santana. “Ao aprender uma língua estrangeira, os alunos ganham acesso a uma nova cultura e ampliam suas perspectivas de futuro, permitindo uma maior participação no mercado de trabalho global e na sociedade”, ressalta.
Cortizo destacou ainda que esse projeto evidencia a evolução das parcerias público privadas e é a conclusão de um planejamento que vem ocorrendo há pelo menos três anos. A ACBEU se empenhou em entender e formatar uma proposta única, exclusiva e com atributos alinhados com a capacidade técnica da instituição.
“Seja pelas parcerias e reconhecimento que são exclusivos no Estado, seja pelas relações institucionais com o Governo Americano, que fazem com que a educação continuada do corpo docente da ACBEU se reflita na nossa competência em implantar e gerir programas de educação há 83 anos, por onde já passaram mais de 400 mil pessoas, dentre elas 78 mil bolsistas. E é essa tecnologia de educação que a gente traz para a Feira de Santana”, declara.
A implantação do programa extracurricular SPEAK UP FSA 2024 vai contemplar a formação de professores e tutores. Farão parte do Programa mais de 1.130 alunos e 10 tutores – até o momento. A ACBEU treinará e capacitará os profissionais para o uso da Plataforma de Ensino, livros impressos e e-Books, e nas atividades propostas.
Ferramentas da ACBEU
Buscando a proficiência, o Programa contempla o uso da Plataforma Online de Ensino NGL, em parceria com a Acbeu, material didático e atividades para uso social da língua. Todos os conteúdos do Programa são fruto de uma parceria única e exclusiva, com a National Geographic Learning (NGL), levando para o Programa a soma de duas marcas de renome Internacional.
As salas serão totalmente disponibilizadas com equipamentos que deverão permitir o acesso e uso individual dos tutores e alunos à plataforma, assim como possuir equipamentos e recursos audiovisuais para as atividades comunicativas.
A ACBEU
Muito além de uma escola de idiomas, a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) é o único centro binacional na Bahia reconhecido pela Embaixada e Consulados dos EUA e pelo US Mission Brasil, que também a reconhece como American Space. Ao longo dos seus mais de 83 anos de atuação, a instituição que já formou mais de 400 mil alunos em língua inglesa, vem investindo na difusão cultural e no desenvolvimento social da Bahia através de projetos e soluções educacionais inovadoras.
Atualmente, ela se organiza em seis unidades de negócios: ACBEU Educational Solutions (núcleo de soluções educacionais em língua inglesa), a Maple Bear Canadian School (escola brasileira de educação canadense), a ACBEU International Affairs (área de negócio que engloba o Test Center ACBEU e o EducationUSA, único escritório reconhecido pelo Departamento de Estado Americano como fonte oficial de informações sobre os processos de candidatura e bolsas em instituições americanas na Bahia), ACBEU Maker Education (promove eventos, projetos e qualificação de profissionais e centros de ensino para a educação maker), ACBEU Cultural (com um acervo de cerca de 300 obras de arte datadas, principalmente, das décadas de 1970 e 1980) e o ACBEU Book Buddy (com eventos e projetos literários, e um sistema de bibliotecas cujo acervo físico conta com mais de 17 mil títulos em inglês).
A ACBEU é uma instituição sem fins lucrativos, com reconhecimento público municipal, estadual e federal e ainda signatária do Pacto Global da ONU, graças à agenda ESG na educação promovida através de suas unidades de negócio, e membro da Coligação das Entidades de Cultura Brasil-Estados Unidos, que tem como principais objetivos o ensino de inglês com excelência e a promoção da compreensão mútua entre Brasil e Estados Unidos.
* Fonte: Juliana Vital – Comunicativa Associados