Ações preventivas marcaram o Dia do Rim na Escola Santo Expedito

Aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação de peso e altura, além de palestra sobre doenças renais. Estas ações marcaram a comemoração pelo Dia Mundial do Rim, celebrado na última quinta-feira, 10, na Escola Santo Expedito, conveniada à Rede Municipal. O evento foi realizado em parceria com a Clínica Senhor do Bonfim.

A escola, que fica localizada no bairro Parque Lagoa do Subaé, atende a 360 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano. As ações do Dia Mundial do Rim, envolveram, além de estudantes do cursos de Nutrição e Enfermagem da Faculdade Nobre, os pais dos alunos que, através de palestras, aprenderam sobre alimentação saudável.

“Considero que ações como esta são importantes, pois quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Os testes de glicemia, por exemplo, serviram para que nós descobríssemos que muitos dos nossos alunos já possuem um nível de glicose elevado demais para a idade que têm. Os pais também foram conscientizados do tipo de alimentos que devem servir aos filhos, muitos costumavam oferecer até refrigerante no café da manhã”, avalia Maria Eunice de Macêdo, gestora da escola.

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano, pois controlam o volume de água do corpo, filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, substâncias que ajudam no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e na absorção de nutrientes.

A doença renal crônica em crianças é rara, porém quando ocorre, traz consequências sérias. O tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil e as consequências são graves para o crescimento e para o desenvolvimento dos pacientes.

Fonte Prefeitura Municipal de feira de Santana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *