Agentes de endemias combatem mosquito da zika no Tomba

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram à luta, na manhã desta sexta-feira, 12, contra o mosquito aedes aegypti no bairro Tomba. Começaram o trabalho logo cedo. Percorreram ruas ao entorno da Policlínica Osvaldo Monteiro Pirajá, onde há suspeitas das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.
“Quando há qualquer caso suspeito, independente do resultado laboratorial confirmando ou não a doença, adotamos imediatamente as medidas de prevenção”, afirma o coordenador de Endemias, Edilson Matos.  Hoje o trabalho foi feito com uso da bomba costal motorizada. Foi utilizado inseticida – geralmente usa-se também larvicida.
Também foram visitadas algumas residências e, mais uma vez, os agentes de endemias encontraram focos do mosquito nos quintais, o que revela que ainda há moradores que precisam se conscientizar do seu papel no combate ao aedes.
“Os moradores dentro de suas casas devem eliminar os possíveis focos para o mosquito se proliferar, não deixando recipientes que acumulam água expostos, como vasos de plantas, tanques descobertos, garrafas plásticas, pneus, entre outros”, recomenda.
Neste sábado, 13, uma força tarefa com o apoio do Exército vai atuar nos bairros Cidade Nova, Feira X, George Américo, Santa Mônica, Jardim Acácia, Barroquinha e no Centro. Será feito uma ação de panfletagem. Já entre os dias 15 a 17 haverá visita casa a casa.
O coordenador de Endemias assegura que as ações de combate ao aedes aegypti no município são constantes. Contudo, em alguns períodos elas são intensificadas. Até o dia 29 deste mês, os agentes deverão visitar 364 imóveis, o que corresponde 100% das residências preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *