Agricultores de Jaguara recebem mudas de umbu gigante

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos deu continuidade à distribuição de mudas de umbu gigante, na tarde deste sábado, 12, contemplando desta vez os agricultores do povoado Sítio do Meio, no distrito de Jaguara. O prefeito José Ronaldo de Carvalho acompanhou o ato realizado na associação de moradores da localidade.
As doações das mudas e de arame farpado já foram feitas nos distritos de Tiquaruçu e Mantiba. Nas próximas semanas será a vez dos agricultores de Bonfim de Feira e Maria Quitéria. Essas localidades estão situadas no semiárido, onde o fruto melhor se adapta.
Segundo o secretário da pasta, Wellington Andrade, a distribuição das mudas representa o fortalecimento da cultura frutífera no município. “É uma oportunidade para o morador da zona rural ter uma nova fonte de renda, uma vez que, daqui a alguns anos poderão com o fruto, que é generoso, produzir doces, compotas e polpa de fruta”, afirmou.
A agricultora Marília Oliveira, uma das 60 cadastradas no povoado, agradeceu a iniciativa do Governo Municipal e reconheceu a possibilidade de ter uma fonte de renda a partir do umbu gigante. “Maravilha”, sintetizou.
Na oportunidade os moradores da localidade apresentaram algumas solicitações ao prefeito, como a possibilidade de adaptar o prédio desativado da Escola Municipal Philadelfio Pereira de Almeida, que foi cedido para a associação através de acordo de comodato, numa cozinha comunitária.
Um engenheiro da Prefeitura fará o estudo técnico para identificar as necessidades. Enquanto isso, os moradores se comprometeram em formar um mutirão para ajudar na obra. Outra demanda apresentada foi a construção de uma passagem molhada, onde há um pontilhão, para evitar que em períodos chuvosos o riacho transborde obstruindo a estrada.
O encontro também foi prestigiado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e pela vereadora Cíntia Machado.
Fonte: Prefeitura Municipal de feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *