Alunos da rede estadual participam da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Essas últimas semanas estão sendo de muito aprendizado para os estudantes que compõem a Equipe Clube de História do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo, localizado no município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Alessia Bispo, 13 anos, Taylani Santana, 14, e Catarina Mendes, 12, que cursam o 9° ano, estão participando, com a supervisão do professor de História, Delmaci Ribeiro, da segunda fase da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

A Olimpíada é composta de cinco fases de provas on-line de classificação até a fase final com prova presencial, que acontece no dia 20 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP). O grupo do clégio faz parte das 9.627 equipes aprovadas para a segunda fase e terá até as 23h59, do próximo dia 21, para responder a 10 questões e uma tarefa sobre variados assuntos sobre a história do Brasil. Para isso, eles estão empenhados nos estudos e todo sábado a equipe se reúne, durante quatro horas na unidade escolar, para pesquisar e estudar.

De acordo com o professor Delmaci Ribeiro, as reuniões de estudos estão muito produtivas. “Trabalhamos os conteúdos de forma mais crítica e reflexiva para identificarmos as respostas que mais se adéquam às questões das provas. Desta forma, conseguimos construir conhecimentos e desenvolver novas habilidades que vão além dos assuntos trabalhados na sala de aula e os estudantes estão totalmente comprometidos”.

Alessia afirma que participar do grupo e da Olimpíada está proporcionando uma nova experiência de estudos. “É muito bom poder pesquisar e debater com colegas interessados em aprender um pouco mais sobre a História do Brasil”. Para Catarina Mendes, os conteúdos estudados irão contribuir para o seu rendimento escolar. “Quero tirar dúvidas e me aprofundar nos assuntos para conseguir boas notas no colégio e passar nas próximas fases da olimpíada”.

Taylani Santana acredita que esta experiência proporciona um aprendizado para além das avaliações escolares. “Estou aprendendo a interpretar melhor as questões com um olhar mais crítico, juntamente com meus colegas, e é muito bom representar a Bahia numa olimpíada nacional”. A ONHB é promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2009. O resultado das equipes classificadas para a terceira fase será divulgado na próxima segunda-feira (23), no site daOlimpíada

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *