Alunos da rede estadual se preparam para final do ano letivo

As aulas do ano letivo de 2015 se encerram na próxima quinta-feira (17), nas unidades de ensino da capital e interior do estado. Os últimos dias são dedicados à realização de provas, resultados de notas e despedida de estudantes que almejam ingressar no ensino superior. Para os que vão continuar na rede estadual, a renovação da matrícula acontece até o próximo dia 30, nas unidades onde o aluno estudou.

No Colégio Estadual Padre Palmeira, localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, os estudantes estão se preparando para o fim das aulas. “Estou com a sensação de dever cumprido, mas tenho consciência de que os próximos anos serão mais puxados e terei que me dedicar ainda mais”, diz a estudante Jeisiana dos Santos, 15 anos, do 1º ano do ensino médio. Willian Costa da Silva, 17, do 3° ano, está livre das provas finais. “Agora, que passei direto, sobrou um tempo para me dedicar aos vestibulares e concursos. Já estou em clima de despedida do colégio, dos colegas e de toda a equipe, e sei que irei sentir muitas saudades”.

Para Gabriela Marinho Assis, 15, que cursa o 9° ano, esses últimos dias servirão para intensificar os estudos para a prova de recuperação de Ciências. “Estou me esforçando bastante para fazer uma boa prova e seguirei confiante para entrar no ensino médio com mais dedicação e compromisso com os estudos”.

Ensino e aprendizagem

A professora de Espanhol, Andréia Carvalho, faz um balanço positivo do ano letivo. “Foi de muitos estudos e realização de projetos. Um deles, o Festival Intercultural de Corais (Fico), focado no ensino e aprendizagem da Língua Espanhola, no qual os estudantes se expressaram por meio da música e dança, aprenderam sobre diferentes culturas e exercitaram a pronúncia do Espanhol”.

A professora de Língua Portuguesa, Rilma Lessa, levou os alunos para além dos muros da escola. “Todo ano desenvolvo um projeto de pesquisa com os estudantes e, como desdobramento da atividade, eles são contemplados com um passeio relacionado à temática estudada. Este ano, ficaram encantados com a Praia do Forte, onde vivenciaram de perto os conteúdos pesquisados em sala de aula”.

Renovação de Matrícula

O processo de matrícula para quem estudou este ano na rede estadual deve ser realizado por estudante maior de 16 anos, pais ou responsável legal, presencialmente na secretaria da unidade ou no Portal da Educação munidos com a Carta de Renovação de Matrícula. O estudante que não fizer a renovação pode perder a vaga na sua escola atual e terá que fazer a matrícula em outra unidade da rede estadual com vaga disponível, a partir de janeiro de 2016.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *