Ana Fausta representa força da mulher no Corpo de Bombeiros

Aos 44 anos, a oficial Ana Fausta Araújo tem orgulho de ser a primeira mulher a chegar ao posto de major do Corpo de Bombeiros Militar. Com 25 anos de carreira, 15 deles no BM, ela integrou a primeira turma feminina da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e hoje chefia uma equipe mista, formada por 11 pessoas, entre homens e mulheres, no Núcleo de Gestão Administrativa e Financeira dos Bombeiros (Nugaf), da capital, mas já atuou também apagando chamas.

Trabalhar em um universo altamente masculino exigiu esforço e dedicação, afirma Ana Fausta. “As mulheres se empenham para mostrar que têm capacidade para exercer a mesma função que o homem por serem seres diferentes. Somos mais sensíveis”. Com fama de mãe entre os colegas, ela garante que é exigente com sua equipe. “Temos grandes responsabilidades”.

O diretor de Planejamento do Corpo de Bombeiros, major BM Emanuel Sacramento, conheceu a colega no curso de formação e diz que durante anos a instituição não permitia a entrada de mulheres em seu quadro, mas hoje se percebe “o quanto se perdeu” com essa atitude. Segundo ele, a colega é organizada, detalhista, atenta e “dá os últimos retoques nos processos administrativos”.

A major BM já passou por situações que causaram abalo emocional e, após ter presenciado duas tentativas de suicídio, ela acredita que “não existe sensação melhor do que ajudar alguém em dificuldade”. A equipe, da qual fazia parte na época, agiu rápido e conseguiu “evitar que a pessoa pulasse”.

Currículo

Com um currículo de causar inveja, Fausta diz que se tivesse a chance de voltar no tempo, escolheria trabalhar na mesma instituição. “Amo o que faço”. Após o curso de formação de sargento, em 1990, foi aluna da primeira turma de oficial da PM. Ela também é graduada em Ciências Contábeis e em Urbanismo, pós-graduada em Gestão Pública Municipal, Metodologia do Ensino Superior e Gestão de Segurança Pública. Mãe de família, com fé, cuida da filha e do irmão caçula, portador de Síndrome de Down. Na corporação, a Major BM utiliza a farda, mas é vaidosa e não dispensa um bom perfume e um batom.

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *