Analistas projetam queda de preços em junho

Expectativa é de que IPCA recue 0,07% no mês. Caso número se confirme, será a primeira queda em 11 anos.

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou as expectativas para a inflação em 2017. Esse otimismo ganhou mais força depois de o resultado da inflação de maio surpreender favoravelmente. Para junho, a previsão é de queda de preços, com deflação de 0,07%. Se esse número se confirmar, será o primeiro recuo em 11 anos.

Em junho de 2006, última vez em que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu, a taxa havia recuado 0,21%. Agora, depois de medidas para melhorar o custo de vida e reorganizar a economia, esse cenário de preços em queda pode se repetir.

As previsões são parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O documento é preparado pelo Banco Central e divulgado toda segunda-feira.

IPCA 2017 e 2018

De acordo com a pesquisa, a expectativa do mercado financeiro para a inflação de 2017 recuou de 3,71% para 3,64%. Essa foi a terceira melhora consecutiva do indicador. Para 2018, a previsão também melhorou, passou de 4,37% para 4,33%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central e do IBGE

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *