Bahia avança no debate sobre questão da violência contra mulher nas escolas estaduais

A campanha ‘Quem Ama, Abraça – Fazendo Escola’, que realizou a etapa piloto de sua implementação neste primeiro semestre, com o ensino fundamental de escolas da rede estadual de Salvador e região metropolitana, já apresenta resultados positivos, impulsionando a continuidade do projeto. Foram 19 escolas contempladas, envolvendo diretamente 180 professores e 1.800 alunos.

A proposta da campanha, concebida em 2011 como uma das ações do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, é alcançar toda a rede escolar do estado. Em 2015, as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres e da Educação, em parceria com a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, tomaram a iniciativa de levá-la à rede de ensino estadual estado. O lançamento aconteceu durante as atividades dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no mês de novembro e o encerramento da etapa piloto foi no dia 17 de junho.

Essa nova versão da campanha é voltada especificamente para jovens, privilegiando, sobretudo, a prevenção. De acordo com a secretária estadual de Política para as Mulheres, Olívia Santana, a escola é um dos espaços fundamentais para a formação desse segmento, fortalecendo cada vez mais a perspectiva de educar para que as relações com seus pares primem pelo respeito e equidade, quaisquer que sejam as diferenças – de gênero, orientação sexual, raça, credo religioso, entre outras.

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *