Banco europeu reduz expectativa de inflação no Brasil em 2017

BNP Paribas prevê que o IPCA neste ano fique em 4%, ao invés dos 4,5% estimados anteriormente. Preços dos alimentos e dos serviços contribuem para o resultado favorável

Integrantes do mercado financeiro começam a revisar suas projeções para a inflação do ano para baixo e, com isso, se aproximam do que espera o Banco Central para o ano. Nesta terça-feira (24), o BNP Paribas, um dos maiores bancos da Europa, melhorou sua expectativa de 4,5% para 4%.

Segundo a instituição, no decorrer de 2017, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses poderá desacelerar até mesmo para um nível abaixo de 4%. A avaliação é de que uma queda nos preços de alimentos e de serviços pode contribuir para esse resultado favorável.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na qual o Banco Central cortou a taxa básica de juros (Selic) para 13% ao ano, as expectativas para a inflação do ano já haviam sido revisadas para melhor. Para 2017 a projeção do BC é de que o IPCA fique em 4%; para 2018, em 3,4%.

Projeção para a Selic 2017

Com a mudança no cenário do BNP Paribas, o banco se aproxima do que também projeta o Banco Central. A instituição, com esse cenário de inflação menor e em desaceleração, afirmou que pode revisar sua projeção para Selic. Atualmente, o BNP Paribas acredita que taxa terminará 2017 em 9% ao ano.

Fonte: Portal Brasil, com informações do BNP Paribas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *