Base comunitária promove educação ambiental no Nordeste de Amaralina

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), catadores de materiais recicláveis do Nordeste de Amaralina, em Salvador, passam por aulas de educação ambiental na Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro. São cerca de 25 homens e mulheres que há sete meses participam do projeto ‘Meu Ambiente’.

Com aulas semanais no turno da noite, eles aprendem a dar o destino correto e reaproveitar até 100% do que conseguem coletar nas ruas. O trabalho se converte em mais renda para as famílias que dependem dos catadores, além de ajudar a desenvolver a consciência ambiental e o relacionamento da comunidade com os policiais militares da base.

A ideia surgiu do graduando em Ciências Biológicas e também professor do curso, o soldado Romero da Silva Júnior, que pensou em um projeto voltado para as escolas da comunidade, incluindo estudantes e educadores. “A ideia é disseminar a educação ambiental, porque não falamos somente em lixo, mas também em qualidade de vida. E essa necessidade percebi com o tempo de trabalho e com a proximidade com a comunidade. Começamos com os catadores e o objetivo é expandir e alcançar as escolas do bairro também”, explica o soldado.

Nas aulas ministradas em uma das salas da base comunitária de segurança, os alunos aprender a descartar corretamente o que não vão utilizar e são incentivados a reaproveitar o que encontram nas ruas, transformando, por exemplo, óleo em sabão ou qualquer material em artesanato. As aulas acontecem no turno da noite em função do horário de trabalho dos catadores.

Para o administrador da Cooperativa dos Agentes Ambientais da Nova República (Canore), Manoel Bernardo dos Santos , o curso foi muito proveitoso para os cooperados. “Já estamos esperando por novas aulas do curso porque vamos encaminhar ainda mais pessoas para as aulas na base comunitária. Lidamos com todo tipo de material e muitas vezes não sabemos o que fazer com eles, a exemplo dos eletroeletrônicos, como fogões, geladeiras, computadores e televisores. O projeto permite mais do que só aprender, ele se converte em renda, em lucro para todos”, destaca o administrador.

Comemoração

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Base Comunitária de Segurança do Nordeste de Amaralina vai promover, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), uma comemoração na próxima quinta-feira (9), na sede da BCS. Como parte do projeto ‘Movimento Conexão-Educação Ambiental’, o documentário ‘Agentes Ambientais da Nova República – Reciclagem Cidadã’ será exibido a partir das 9h. A atividade é aberta ao público.

Fonte: Secretária de Comunicação do Estado da Bahia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *