Bases comunitárias e Defensoria levam atendimento a comunidades

Os moradores de Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, puderam correr atrás dos seus direitos com mais facilidade. O projeto Defensoria Cidadã Itinerante visitou o bairro nesta sexta feira (26), atendendo o público na Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro, com orientações jurídicas, além de coletas de material genético para reconhecimento de paternidade, entre outros serviços. Somente neste ano, mais de 900 pessoas já foram atendidas pela Defensoria Itinerante. A próxima ação será em Fazenda Coutos , nos dias 2, 9 e 16 de setembro. Em São Caetano, a ação ocorre nos dias 7, 14 e 21 de outubro.
O entregador de gás Ivanildo Moreira, 39 anos, não perdeu tempo e foi buscar a solução para um assunto na área de direito de família. “Muitas vezes não temos tempo de ir à Defensoria Pública. Então, este atendimento aqui no bairro é muito importante para nós, além de ser uma forma de a gente perceber que estamos sendo vistos pelos diversos órgãos do Poder Público”.

Já a diarista Simone de Jesus, 42, foi solicitar pensão alimentícia para o filho de 13 anos. “Eu teria que ir ao centro e pegar fila. Aqui é melhor porque não precisei gastar dinheiro de passagem nem perdi um dia. Este tempo que ganhei serve para arrumar a casa e para fazer minhas coisas”.

Segundo o subcomandante da base comunitária, Felipe Gomes, as ações são importantes para a comunidade perceber que a atuação da polícia vai além do policiamento ostensivo preventivo e repressivo. “As bases complementam o trabalho com ações de cidadania. Já trouxemos atendimento de saúde, temos o [projeto] Karatê do Saber, e a relação que nós estabelecemos com os moradores hoje é de confiança, satisfação e reconhecimento pelo nosso trabalho”.

A defensora pública Donila Fonseca informa que a ação atende a todo o público, basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência. “Nós tentamos reunir as duas partes para fazer uma conciliação e, se não for possível, por aqui mesmo nós entramos com uma ação. Neste mês de agosto, comemorativo do Dia dos Pais, a [Vara] Especializada em Família está reforçando a campanha ‘Sou um pai responsável’, para aumentar e mostrar a importância do reconhecimento de paternidade e dos vínculos entre pai e filho”.

Fonte: Ascom.ba
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *