Batalhão de policiamento turístico completa um ano de ações
Atualmente, 271 oficiais e praças atuam em pontos turísticos importantes e locais de grande circulação de visitantes na capital, como o Aeroporto, Bonfim, Centro Histórico, Mercado Modelo, Terminal Marítimo, Barra, Rio Vermelho, Dique do Tororó, Jardim de Alah, e Largo da Cira, em Itapuã.
A comemoração do primeiro ano de criação do Beptur aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, com um culto ecumênico por volta das 8h, seguido por uma solenidade cívico-militar com a presença de autoridades militares e civis que foram prestigiar o aniversário do Batalhão.
Para o subcomandante da Polícia Militar, coronel Antônio Reis, a comemoração é um reconhecimento à tropa. “Meus parabéns aos homens e mulheres que se dedicaram completamente ao serviço de um batalhão, que conseguiu já nascer grande por causa da sua própria importância. É através do Beptur que conseguimos alcançar um número ainda maior de pessoas, de diversas nacionalidades”, comentou o subcomandante.
Preparação
Para fazer parte do Beptur, os policiais militares passam por uma preparação extensa, que inclui aulas sobre história dos monumentos da cidade, turismo e cidadania, além de idiomas, numa formação que vai além da segurança pública. Para o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, tenente-coronel Josehilton Martins, a experiência tem se mostrado exitosa na capital e no interior do estado.
“Nós estamos preparados para trabalhar com o que se relaciona à segurança, mas também ao turismo. Isso porque a especialização garante que os oficiais e praças detenham competências que serão muito úteis no dia a dia com o visitante, o que inclui proficiência em outros idiomas. Nesse um ano de atividade, pudemos atuar em Salvador e também dar apoio a cidades baianas em reforço ao policiamento local. Estamos felizes com o serviço prestado ao estado da Bahia”, contou o tenente-coronel.
Homenagens
Ainda durante a comemoração, na manhã desta quinta (19), alguns militares foram homenageados e receberam medalhas, como a sargento Joelma dos Santos, que há um ano está no Beptur. “É uma honra trabalhar com o policiamento turístico e ao lado de colegas tão dedicados. Nesse primeiro ano, vivemos o fortalecimento da unidade e transformamos esse grupo em uma família, de uma certa forma”, afirmou após receber a homenagem.
Fonte: Ascom.ba