Campanha de valorização da escola pública mobiliza estudantes

Os alunos da rede estadual de ensino participantes da campanha ‘Eu Amo a Escola Pública’, lançada na abertura oficial do ano letivo da rede estadual pelo Governo do Estado, destacam a importância do envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar neste processo de mobilização proposta pela iniciativa. O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento da escola pública como espaço de ensino, de aprendizagem, de construção da cidadania e que precisa ser valorizada e cuidada por todos.

Gabriel Araújo, 19 anos, aluno do 3º ano, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, já participa dos projetos de arte e cultura desenvolvidos ao longo do ano letivo e destaca o seu envolvimento na campanha. “Acho que é uma união de forças. Precisamos cobrar melhorias, mas também o professor, o estudante e o diretor precisam fazer a sua parte, cuidando dos espaços”.

Mateus Santana, 20, que estudou no Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, acha necessário os estudantes cuidarem da sua escola. “É um papel que é de todos – governantes, professores, diretores e estudantes”. Ele participou do vídeo da campanha com sua banda Mandala, composta por Leidejane Maria da Paz e Sulivan Nunes, todos ex-alunos da rede estadual.

Os estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, na Avenida Paralela, em Salvador, também abraçam a campanha. Camila Almeida, 16, que há três anos estuda na unidade escolar, fala sobre a importância da escola pública na sua formação cidadã. “Eu gosto muito de estudar aqui, pois me abriu muitas oportunidades, com os projetos e trabalhos desenvolvidos na escola. Também pude conhecer pessoas diferentes e abrir minha mente para as relações com os colegas”.

Para a estudante Marcele Santana, 16, seu amor pela escola pública vem acompanhado da evolução na qualidade de ensino. “Venho percebendo que o ensino vem melhorando, graças à qualidade e empenho dos professores. Ainda temos muito apoio dos funcionários e dos gestores. É por isso que eu amo minha escola”. Seu colega Guilherme Reis, da mesmo idade, acredita na escola pública como um caminho de preparação para o futuro. “Na nossa escola temos professores capazes para nos ajudar a ingressar no ensino superior. Há uma percepção de que podemos alcançar nossos objetivos e o apoio deles é fundamental”.

Campanha

‘Eu amo a Escola Pública’ foi lançada pelo governador Rui Costa e integra o programa ‘Educar para Transformar’, que busca a formação de uma rede de parceria pela melhoria da educação pública na Bahia. “Já visitei mais de 150 escolas e o que nós estamos buscando reafirmar é a nossa paixão, o nosso pacto pela educação. Se todo mundo se juntar, nós vamos fazer a cada dia uma escola pública melhor e fazer nosso jovem sonhar e construir o futuro do nosso País”, disse Rui na cerimônia de abertura do ano letivo. Na ocasião, ele enfatizou que em toda a sua trajetória de aprendizado sempre estudou em instituições públicas.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *