Câncer do colo do útero tem 100 por cento de chances de cura

Feira de Santana dispõe de um serviço especializado para o diagnóstico e acompanhamento do câncer. Durante esta semana, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez, localizado na rua Barão do Rio Branco, está com ações voltadas para a prevenção do câncer do colo uterino. É a campanha Março Lilás, que foi aberta na manhã desta segunda-feira, 13.
Um dos cânceres que mais acomete as mulheres, o do colo do útero é resultado de infecção por alguns tipos de vírus chamado HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como início precoce dá atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção. Quando descoberto em sua fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Conforme dados apresentados pela coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, em 2015, foram diagnosticados 62 casos de lesões percursoras, sedo 12 de alto grau. Já em 2016, foram diagnosticados 43 lesões de alto grau. Essas lesões podem resultar no câncer. Os casos mais graves foram encaminhados para o UNACON. Os demais receberam acompanhamento no CMPC.
Ela chama a atenção para a importância da realização do preventivo. Através deste exame, que é obtido o diagnóstico.  O câncer do colo do útero demora anos pra se desenvolver. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento varginal, corrimento e dor.
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamado HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como início precoce dá atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a máquina higiene íntima podem facilitar a infecção. Quando descoberto em sua fase inicial, as chances de cura são de 100%. O preventivo deve ser realizado a cada seis meses.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *