Casarão Olhos D’Água passa a ser gerido pela Prefeitura Municipal

O Casarão Olhos D’Água, primeira da cidade de Feira de Santana passará a ser gerido e administrado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Patrimônio histórico do Município, o casarão será transformado no Memorial do Vaqueiro. Nesta terça-feira (12), o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, onde recebeu oficialmente as chaves da Fundação Pedra, que atuará em parceria com o Município.

“Estamos recebendo oficialmente as chaves do Casarão Olhos D’Água. O Governo Municipal firmou esse convênio com o objetivo de criar lá o Memorial do Vaqueiro dentro do objetivo da própria fundação que é preservar a cultura da cidade. Estamos viabilizando formas de revitalizar aquela casa, da forma que encontramos agora e em cima disso iremos convidar pessoas notáveis, que conheçam a cultura do vaqueiro, para que possam formatar como será esse memorial”, afirmou.

Borges Jr acredita que dentro de 90 dias já terá um projeto para apresentar à sociedade um modelo de como deverá ser realizado o memorial. “Pensamos em fazer uma campanha para arrecadar objetos tradicionais do vaqueiro. O vaqueiro hoje é uma profissão reconhecida, e muitas famílias na região ainda têm esses utensílios, então esses profissionais ajudarão a escolher quais objetos comporão esse memorial. Aquele que doou terá que assinar um termo, doando o patrimônio e passando a ser do próprio memorial”, explicou.

O secretário salienta que é importante valorizar a figura do vaqueiro que foi responsável também por contribuir com a história de município, bem como de todos os feirenses. “Valorizar aquele que trabalhou como a profissão do vaqueiro. Feira de Santana ganha um local que tem muito a ver com a sua origem, sua história, sua cultura, que poderá recordar como nasceu e sua própria dinâmica. Aqui no Casarão Olhos D’Água teremos a possibilidade de trazer alunos de escolhas públicas e privadas, turistas e apresentando a nossa história, como desenvolvemos a nossa cultura”, pontuou.

Nei Pedra, presidente da Fundação Pedra, destaca a parceria com o Governo Municipal. “Nós já vínhamos pensando nisso há cerca de um ano, um ano e meio. Tivemos muitas conversas sobre a revitalização do casarão para que cumprisse o papel a que se propõe que é cultura, arte, educação e preservação do centro histórico e arquitetônico, que é dado com a primeira casa de Feira de Santana”, informou.

O presidente da Fundação salienta que não é apenas para o funcionamento do casarão como museu histórico, mas a parceria deve funcionar também na questão de infraestrutura.

Antropólogos, arquitetos e outros profissionais já foram procurados para contribuírem com o desenvolvimento do projeto de criar o memorial.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *