Casos de HIV cresceram 7 por cento em relação a 2015

Até o mês passado, o Centro Referência Municipal HIV/DST/aids de Feira de Santana registrou aumento de 7% do diagnóstico da doença, em relação a 2015. Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o tema “Meu medo não pode ser maior do que minha vontade de vencer”.
Nos 11 meses deste ano, 263 pessoas tiveram a doença confirmada, contra 246 ao longo dos 12 meses do ano passado. Mais de 2 mil pessoas estão em tratamento no município. São atendidas por especialistas no Centro, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda.
Os paciente é atendido nas áreas da infectologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, assistência social, psicologia e recebe vacinas. Para a coordenadora Vanessa Sampaio, os novos diagnósticos estão relacionados à procura pelo exame que detecta a doença.
“Muitas pessoas vivem com o HIV e não sabem”, afirma. Em Feira, estas pessoas são jovens, heterossexuais e em idade reprodutiva. O Centro de Referência oferece a PEP (Profilaxia Pós Exposição), nos casos de acidente ocupacional, sexo consensual ou estupro.
Neste caso, recomenda-se que os medicamentos indicados para o tratamento sejam ministrados em até 72h depois da exposição ao vírus. Este tratamento é realizado em 28 dias, de usos contínuo do anti-retroviral e o acompanhamento é de três meses, de acordo com Vanessa Sampaio.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *