Centro tem atividades em prol da Conscientização do Autismo

Para comemorar o Dia de Conscientização Mundial do Autismo, celebrado no domingo (2), o Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi (CAEEPB) preparou uma semana cheia de atividades com a participação de familiares e responsáveis pelos portadores do espectro autista. Nesta quarta-feira (5), ações como roda de capoeira e plantio de uma árvore estimularam o desenvolvimento físico e psicológico dos alunos. De acordo com o diretor da instituição, Ricardo Baqueiro, a iniciativa simboliza o impacto do centro na vida das pessoas.

“O plantio no quintal é como funciona o nosso trabalho. Aqui o autista é estimulado e incentivado a ultrapassar suas limitações. É como se plantássemos uma semente todos os dias para um resultado a longo prazo”, explica.

Plantio
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

O CAEEPB é uma das unidades da rede estadual que trabalham na perspectiva da educação inclusiva. Oficinas de educação física, artes, músicas, informática e atividades de alfabetização e raciocínio lógico proporcionam a evolução física e cognitiva de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), que englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Para a dona de casa, Jucilene dos Santos, mãe de um dos alunos, a evolução do filho é perceptível após os três anos de acompanhamento. “O meu filho hoje já interage melhor com os colegas na escola e com a família em casa. Percebo que ele já compreende melhor o que conversamos com ele e isso é muito bom. Ele era retraído e hoje é mais expansivo e menos resistente às atividades”, afirma a mãe de Alef, de 7 anos.

O Centro funciona nos turnos matutino e vespertino, com a proposta de oferecer um conjunto de serviços e recursos especializados para complementar o processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais, de forma não substitutiva, mas articulada e com os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *