Cerca de 5 mil militares do Exército reforçam operação para conter óleo nas praias
Além dos mais de 1,5 mil militares da Marinha e da Força Aérea, a operação contará também com efetivo do Exército Brasileiro
O Ministério da Defesa anunciou reforço de cerca de 5 mil militares, pertencentes à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada do Recife (PE), nas ações desenvolvidas na área atingida pelas manchas de óleo. Os militares ficarão à disposição do comando da operação e vão atuar no monitoramento e limpeza do litoral do Nordeste. Sendo assim, além dos mais de 1.500 militares da Marinha e da Força Aérea, a operação contará também com mais o efetivo do Exército Brasileiro.
A pasta também noticiou a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as equipes atuarem na limpeza das praias.
Nesta terça-feira (22), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, sobrevoou áreas em Pernambuco onde há manchas de óleo nas praias junto o coordenador de Operações Navais da Marinha, Almirante Puntel. Azevedo disse que estão sendo feitas todas as ações necessárias para retirar o óleo das praias: “As açōes que constam no Plano Nacional de Contingência estão fluindo muito bem”.
Ações
Participam do Grupo de Acompanhamento e Avaliação: Marinha, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Defesa, Ministério da Justiça, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O governo também acionou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC). O Plano fixa responsabilidades, estabelece estrutura organizacional e define diretrizes, procedimentos e ações com o objetivo de permitir a atuação coordenada de órgãos da administração pública e entidades públicas e privadas para ampliar a capacidade de resposta em incidentes de poluição por óleo.
Monitoramento
Clique aqui para ter acesso ao hotsite criado pela Marinha para acompanhar as ações.
Com informações do Ministério da Defesa
Categoria
Meio Ambiente e Clima
Tags: