Comitê Rio 2016 apresenta medalhas dos Jogos Olímpicos

Produzidas em conjunto com a Casa da Moeda, as medalhas foram desenvolvidas com material reciclável e com sustentabilidade

O Comitê Organizador Rio 2016 apresentou, na tarde dessa terça-feira (14), no Parque Olímpico da Barra, as medalhas que serão entregues nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desenvolvidas em conjunto com a Casa da Moeda, foram produzidas 5.130 medalhas, sendo 2.488 olímpicas e 2.642 paralímpicas.

Projetadas valorizando a sustentabilidade e acessibilidade, mais de 30% da prata e do bronze utilizados são reciclados, enquanto o ouro utilizado é totalmente isento de mercúrio. As fitas das medalhas foram tecidas, em média, com 50% de fios PET, também reciclados.

Já os insumos dos produtos provenientes de madeira, como certificados, estojos e diplomas, têm a certificação Forest Stewardship Council (FSC), que garante a origem como sendo de áreas de manejo ambiental sustentável e socialmente responsável.

Nas medalhas paralímpicas, a grande novidade é a acessibilidade. A composição metálica, o formato e os relevos são os mesmos da olímpica. O que muda são os desenhos e um dispositivo interno que emite sons metálicos, permitindo que atletas com deficiência visual possam identificá-las. As medalhas contam com uma espécie de guizo interno com esferas de aço. A de bronze contém 16 esferas, a de prata 20 e a de ouro 28, o que permite a diferenciação sonora entre elas.

“Essas medalhas foram concebidas com muita imaginação e coração, com determinação e discussão para sair um belo produto que reflete em cada detalhe o Brasil e os brasileiros. O guizo nas medalhas paralímpicas é inédito e mágico. Gostaria muito de dar a primeira medalha ao primeiro medalhista brasileiro, não importa quem seja”, disse Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do Rio 2016 e medalhista de ouro nos 400m com barreiras em Los Angeles 1984.

Formato

As medalhas de premiação – ouro, prata e bronze – pesam, aproximadamente, 500g e são abauladas, com o centro ligeiramente mais alto. São as medalhas mais pesadas da história dos Jogos Olímpicos de verão. Nas bordas há uma gravação a laser que permite a identificação da categoria (masculino e feminino) e da disciplina esportiva. A fixação das fitas é feita por pino mola.

Os dois lados das medalhas de premiação olímpicas (anverso e reverso) são únicos para todas as medalhas (ouro, prata e bronze), em todas as modalidades. O anverso tem a imagem padrão da deusa Nike, com projeto artístico do Comitê Rio 2016 e modelagem por artistas da CMB. O reverso traz os louros e a marca dos Jogos Rio 2016.

O símbolo Paralímpico ilustra o anverso da respectiva medalha, bem como o nome oficial dos Jogos Paralímpicos e a escrita em Braille. O reverso é composto pela marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A Casa da Moeda produziu 812 medalhas olímpicas e 877 paralímpicas de ouro; 812 olímpicas e 876 paralímpicas de prata; e 864 medalhas olímpicas e 889 paralímpicas de bronze.

Slogan

Também na tarde desta terça-feira (14), foi revelado o slogan dos Jogos Rio 2016: Um mundo novo. “Quando a gente pensa no novo, no futuro, a gente sempre busca um futuro de mais oportunidades, e, neste momento, é esta a mensagem que os Jogos deixam e nos dão a certeza de que a América do Sul, o Brasil e o Rio tiveram uma grande oportunidade por sediar os Jogos. As histórias que aqui serão contadas e os legados deixados aqui serão para as futuras gerações e para cada brasileiro e brasileira”, comentou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou que o slogan vai ao encontro dos objetivos do movimento olímpico. “É disso que o movimento olímpico trata, de um mundo melhor por meio do esporte. Aqui no Rio, vocês farão uma ótima experiência. Haverá um Rio antes e um Rio melhor e novo depois dos Jogos. Esse futuro de um novo e melhor Rio e um novo e melhor Brasil são para vocês, juventude carioca e brasileira”, disse, voltando-se para as dezenas de crianças e adolescentes presentes na Arena do Futuro.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *