Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar chega à etapa final

Prova final será na próxima quarta-feira, 25, em Brasília, quando as concorrentes irão preparar as receitas ao vivo para o júri.
 

Chegou a hora da “prova de fogo” do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. As 15 merendeiras selecionadas na etapa regional se reúnem na próxima quarta-feira, 25/10, em Brasília, para prepararem, ao vivo, as receitas que fazem sucesso em suas regiões. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o concurso visa valorizar o papel das merendeiras que trabalham diariamente em prol da alimentação de qualidade nas escolas do Brasil.

“Além de destacar o trabalho de quem tanto se esforça para garantir uma alimentação adequada às nossas crianças, queremos mostrar o quanto o Brasil é rico em variedades de alimentos que podem ser oferecidos de maneira saudável e criativa nas escolas.

Acreditamos que as receitas apresentadas poderão inspirar profissionais que trabalham com a merenda nos mais variados lugares do país”, afirmou o presidente o FNDE, Silvio Pinheiro.

De preparações com pupunha e tucupi à lasanha de fubá e rocambole de baru, as receitas que serão apresentadas para os jurados na quarta-feira remetem às mais variadas tradições alimentares das regiões brasileiras. Os 15 pratos selecionados se destacaram entre os mais de dois mil inscritos na primeira etapa do concurso. A lista das receitas finalistas está disponível aqui.

Na prova final, que ocorrerá no Senai de Taguatinga, as merendeiras se revezarão em dois turnos (manhã: de 8h a 12h30 e tarde: de 14h30 às 18h) para apresentarem suas receitas ao júri. Serão cinco jurados: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Serão escolhidas cinco merendeiras, uma de cada região do país, que ganharão uma viagem internacional e um prêmio no valor de R$ 6 mil. As vencedoras serão premiadas na quinta-feira, 26, em cerimônia no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, com participação do presidente do FNDE e do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Curso de boas práticas da alimentação e preparações – Na segunda e terça-feira que antecedem a prova final, 23 e 24/10, as merendeiras participam, em Brasília, do curso de boas práticas da alimentação e preparações, oferecido pelo FNDE, no Senai de Taguatinga. As finalistas terão aulas teóricas e práticas sobre preparação e apresentação de pratos.

Este e-mail foi enviado pela assessoria de comunicação do
Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação

ascom@fnde.gov.br | 61 2022-4560

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *