Cônsules de 15 países conhecem ações do Governo para Olimpíadas em Salvador

Os detalhes para a realização dos jogos de futebol das Olimpíadas Rio 2016, que serão realizados na Arena Fonte Nova, em Salvador, foram apresentados a 15 representantes de consulados nesta quarta-feira (1º), em encontro ocorrido na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O Governo do Bahia, Governo Federal e Prefeitura de Salvador apresentaram as medidas que estão sendo tomadas nas áreas de segurança, mobilidade, saúde, turismo e cultura para cônsules e representantes da Alemanha, México, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia, França, Estados Unidos, Japão, Finlândia, Cuba, Uruguai, Espanha, Grécia e Argentina.
“Salvador tem sido palco de grandes eventos esportivos internacionais. Temos a expertise com a realização da Copa do Mundo [2014] e a Copa das Confederações [2013]. Essa reunião é mais uma iniciativa para integrarmos nossas ações e receber da melhor maneira possível o público estrangeiro que vem prestigiar os jogos em nossa cidade”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e coordenador o Grupo Técnico de Trabalho das Olimpíadas na Bahia, Álvaro Gomes.
De acordo com o secretário do Escritório Cidade Global da Prefeitura de Salvador, Jorge Khoury, cerca de 20% do público dos jogos em Salvador devem ser de estrangeiros. “Por isso a importância de alinharmos as ações para receber esse público. Esperamos que Salvador seja o segundo destino, depois do Rio de Janeiro, de turistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos”, avalia. “O objetivo desses encontros é unificar e integrar cada vez mais os planos de ação nas mais diversas áreas”, acrescenta o gerente Regional da Rio 2016, Roberto Maron.
Segurança

Nota 10 no quesito segurança, em pesquisa realizada após a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014), Salvador está tomando as devidas providências para manter o nível de excelência apresentado durante o período das Olimpíadas. A ação é realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP- BA), Polícia Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência.
Na área da saúde, foi apresentado o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, no Hospital Geral do Estado (HGE). O equipamento pode atender, simultaneamente, a 25 pessoas. Já na área do turismo, será montado um receptivo no Aeroporto Internacional de Salvador e no Porto Marítimo. Monitores e guias turísticos ficarão distribuídos em pontos estratégicos e turísticos de Salvador, além de apresentações artísticas na capital.
“Salvador e a Bahia trazem uma boa recordação para nós. Nosso primeiro jogo na Copa do Mundo 2014 foi aqui, e escolhemos a Bahia para concentrar a nossa seleção. O resultado final todo mundo já sabe: Alemanha campeã”, disse a cônsul honorária da Alemanha em Salvador, Petra Schaeber. Também participaram do evento a decana do Corpo Consular da Bahia, Miriam Souza; o capitão de Guerra e Mar da Marinha, José Luiz Borges; e o representante do Itamaraty, embaixador Antônio Fernando Cruz de Melo.

Representantes das secretarias estaduais da Saúde, Turismo, Administração, Segurança e de Desenvolvimento Urbano fizeram apresentações das suas respectivas áreas, além da Prefeitura de Salvador, Marinha, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal e Justiça Federal.

Jogos em Salvador

Serão realizadas dez partidas de futebol na Arena Fonte Nova. Jogam em Salvador as seleções do Brasil, Dinamarca, Suécia, Japão, Fiji, Coreia do Sul, México, Alemanha (masculino); Austrália, Zimbábue, Nova Zelândia e França (feminino).

No futebol masculino, a rodada dupla do dia 4 de agosto terá Fiji x Coreia do Sul e México x Alemanha. No dia 7 jogam Fiji x México e Alemanha x Coreia do Sul. Dia 10, Suécia x Japão e Brasil x Dinamarca. Pelo feminino jogam no dia 9 as seleções de Austrália x Zimbábue e Nova Zelândia x França. Nas quartas de final serão realizadas duas partidas, uma pela masculina e outra pela feminina.

Grupo Técnico

Criado em agosto de 2015, o Grupo Técnico de Trabalho das Olimpíadas vem atuando intensamente com a finalidade de articular os serviços públicos necessários à realização dos jogos em Salvador. O grupo, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é formado por 12 secretarias de Estado, além da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação do Estado (Agerba).

Fonte: Ascom/Setre

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *