Contenção de encostas beneficia mais de duas mil famílias em Salvador

No período em que a as chuvas se intensificam no litoral baiano, entre os meses de março e junho, quem mora em áreas de risco de desabamentos e deslizamentos de terras vive a constante preocupação de perder a vida, imóveis e outros bens em decorrência de deslizamentos de terras. Para garantir a segurança dessas pessoas, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 200 milhões na construção de contenções de encostas em Salvador.

encosta
No total, são 104 encostas contempladas em Salvador, 98 delas localizadas em áreas de risco alto.
(Fotos: Pedro Moraes/GOVBA)

A aposentada Enedi Lopez já não perde mais a noite quando começa a chover. Ela mora no bairro de Águas Claras, onde uma obra de contenção assegurou a segurança dos moradores. “Agora, tá bem mais seguro. Antes a gente sofria aqui. Todos viviam com medo e ninguém tinha paz, sempre pensando que o pior podia acontecer. Eram famílias inteiras correndo risco. Depois da obra, tá maravilhoso. A gente dorme tranquilo sabendo que vai acordar bem. A gente só tem a agradecer”.

encosta

No total, são 104 encostas contempladas em Salvador, 98 delas localizadas em áreas de risco alto ou muito alto e outras nove nas consideradas emergências. Edileuza Silva aguarda com ansiedade a finalização da obra na Rua São José, onde nasceu, no bairro da Liberdade. Em 2015, quatro pessoas morreram, vítimas de deslizamento de terra. A obra, a maior do programa, tem investimento de R$ 20 milhões e irá beneficiar 1,9 mil pessoas.

encosta
Edileuza Silva aguarda com ansiedade a finalização da obra na Rua São José,  na Liberdade.

“Essas obras são muito importantes, porque quem mora perto de uma encosta não dorme direito. Basta chegar uma chuva que o nosso coração fica apertado. Quem tem família sabe como é. Não é possível ficar bem sabendo que as pessoas que você ama estão correndo risco. Quando a gente soube dessa obra aqui, nossa alegria foi muito grande. Vai melhorar nossa vida totalmente”, enfatiza Edileuza.
Programa de encostas

Programa de encostas

encosta
Deusdete : Programa  contempla outras melhorias, como acessibilidade, escadarias e parques infantis.


Sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o programa Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto é realizado pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal. Das 104 áreas de encostas a serem recuperadas, 27 já foram concluídas, beneficiando 2.064 famílias. As outras 77 obras estão em fase de execução ou em processo de iniciação.

De acordo com o diretor de Habitação e Urbanização da Conder, Deusdete Fagundes, além das obras de contenção, o programa estadual contempla ainda outras melhorias. “Existe uma preocupação muito grande do Governo de fazer obras complementares. Esses serviços vão desde acessibilidade até estruturas de segurança como escadarias, corrimãos, caminhos de concreto, drenagem e áreas de convivência, como parques infantis. O objetivo é que essas obras tenham uma referência ainda maior dentro das comunidades”.

Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *