Creas Pop proporciona resgate da cidadania a morador de rua

O Centro de Assistência à População de Rua (Creas Pop), localizado na Barroquinha, mantém um serviço diário de acolhimento às pessoas em situação de rua. No local, elas tomam banho, é ofertado um café da manhã e recebem atendimentos de assistência social, jurídico e pedagogo. Ainda participam de grupo socioeducativo.
“Nossa demanda é diária, de segunda a sexta-feira, são em torno de 10 a 40 atendimentos. É um trabalho dinâmico e rotativo”, afirma a coordenadora do Centro Pop, Tilda Brasileiro. A depender da necessidade são realizados encaminhamentos para Casa de Passagem, comunidade terapêutica, para serviços de saúde, emissão de documentos e para os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.
Segundo ela, há muitos casos de pessoas que não tinham moradia fixa e, através do Centro Pop, conquistaram sua cidadania. Paulo Cesar de Jesus, de 45 anos, é um desses exemplos. Natural de Irará, ele foi encontrado na Praça da Matriz pela equipe de abordagem social e há três anos recebe a assistência do Centro Pop.
“Paulo já possui documentos, é beneficiário do Bolsa Família e já foi encaminhado para o programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou a coordenadora. Paulo Cesar, que foi morar nas ruas por não ter mais condições em pagar aluguel, tem na equipe do Centro Pop a sua família.
“Ele perdeu sua referência enquanto cidadão. Aqui resgatou a sua autoestima e voltou a ser cidadão”, comemora emocionada Tilda. Ela acrescenta que ele também já está perto de conseguir o Beneficio de Prestação Continuada, o BPC.
“Não sei o que seria de mim sem o apoio do Centro Pop. Só tenho a agradecer. Essa equipe é fundamental para a minha vida”, afirmou Paulo César, que já possui conta bancária e trabalha realizando bicos. Nesta quarta-feira, 15, ele estava no equipamento para renovar o encaminhamento para Casa de Passagem.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *