Crise econômica do país incentiva migração de beneficiários para o Planserv

Diante do agravamento da crise econômica no Brasil, as operadoras de planos de saúde seguem registrando queda no número de beneficiários, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS). Com menor poder aquisitivo, um grande número de famílias teve que abrir mão da assistência privada. Na Bahia, muitos servidores públicos estaduais que optavam por outro plano têm migrado para o Planserv como titular ou solicitado a inclusão de seus cônjuges, além de filhos e netos de até 24 anos de idade, como dependentes e/ou agregados.

A Policial Militar C. C. Santos é um bom exemplo disso. “Eu já tive Planserv no passado, mas mudei para outro plano e agora estou retornando porque concluí que o Planserv é o que de fato tem o melhor custo-benefício para nós, servidores do Estado. O outro plano estava reduzindo serviços e ficando cada vez caro. Estava muito difícil pagar a mensalidade em dia”, detalhou.

Segundo a Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, ao contrário de outros, que cobram de acordo com a faixa de idade, o Planserv é um plano solidário, já que a contribuição do beneficiário varia de acordo com sua remuneração, o que facilita, inclusive, o acesso e a manutenção dos idosos na carteira da Assistência. “Dificilmente, algum aposentado escolheria pagar um plano de acordo com sua faixa de idade se tem à disposição um sistema proporcional ao seu salário”, destaca a gestora.

As informações sobre como proceder para solicitar a inclusão de titulares, dependentes (cônjuges e filhos com até 18 anos) e agregados (filhos com idade entre 18 e 24 anos e netos de 0 a 24 anos) estão disponíveis no site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br), nas unidades presenciais do Planserv disponíveis nos postos da rede SAC e por meio da Central de Relacionamento (0800 56 60 66).

De modo geral, o que todo servidor público precisa saber é que para aderir ao Planserv como titular ou solicitar a inclusão de dependentes e/ou agregados, é preciso preencher o Formulário de Movimentação Cadastral disponível nos postos Planserv da rede SAC e também no site do plano (na aba “Beneficiários”, seção “Formulários”). A este formulário devidamente preenchido, devem ser anexados documentos cuja relação encontra-se disponível no site, na aba “Beneficiários”, seção “Documentação para inclusão”.  A entrega desse material ao Planserv deve ser feita em uma das 33 unidades disponíveis no SAC.

A inclusão de recém-nascido como dependente ou agregado pode ser feita da mesma forma, mas se preferir, o titular pode solicitar a inclusão através do e-mail inclusaoonlinern@planserv.ba.gov.br. Para evitar que o bebê fique sem cobertura do plano, a melhor opção é solicitar a inclusão nos primeiros 30 dias de vida dele. Neste caso, basta anexar ao e-mail o formulário de movimentação cadastral preenchido, o RG do titular e a certidão de nascimento do bebê. Se for confirmada a adequação documental, o processo de inclusão é feito automaticamente.

A inclusão online também está disponível para servidores públicos do estado da Bahia, ativos ou inativos, que moram em um dos municípios baianos onde não há unidades do Posto Planserv na Rede SAC. Neste caso, os interessados devem utilizar o e-mail cadastreonline@planserv.ba.gov.br. Ao enviar um e-mail para este endereço solicitando a inclusão como titular ou a de dependentes/agregados, os interessados devem anexar RG do titular, comprovante de residência e formulário de movimentação cadastral preenchido.

Para saber quem pode ser beneficiário titular, dependente ou agregado, o servidor deve acessar o site do Planserv na aba “Beneficiários”, seção “Quem pode participar”. Atualmente, em torno de 503 mil beneficiários integram a carteira de beneficiários do plano, que conta  com uma rede credenciada composta de quase 1.500 prestadores. A participação mensal dos servidores no custeio da assistência se dá em valores proporcionais ao respectivo nível de remuneração, de acordo com as faixas salariais estabelecidas. As tabelas de contribuição atualizadas também encontram-se disponíveis no site, na aba “Beneficiários”, seção “Tabelas de Contribuição”.

 

Ascom | Planserv

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *