Curso ensina restauração de obras de arte para estudantes

Salvador é uma cidade histórica, cercada por igrejas e monumentos que contam parte da história brasileira. Para preservar essas valiosas memórias, o curso técnico de Conservação e Restauração, promovido pelo Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep), no bairro do Barbalho, em Salvador, está preparando uma turma de alunos. Com duração de dois anos, a especialização gratuita ensina a arte de recuperar papéis, esculturas, fotografias, pintura e obras feitas em metal.

“Nós temos uma grande quantidade de instituições e patrimônio em Salvador, mas poucos profissionais capacitados para lidar com as técnicas de preservação. Esse conteúdo está dando oportunidade a pessoas que não tinham se inserido no mercado de trabalho. Agora elas conseguem enxergar a restauração com uma oportunidade futura”, destacou o responsável pelo curso, Renato Carvalho da Silva, professor de técnicas de reparo.

A formação tem ênfase em obras sacras, onde os alunos aprendem sobre a história da arte e do Brasil, noções de química e biologia. Além da responsabilidade de aprenderem o ofício, por meio do importante acervo artístico e cultural da escola, eles estão empolgados com a oportunidade da formação, como afirma a aluna Angélica Rosário. “Nós crescemos intelectualmente e na profissão também, temos uma educação para passar para nossos filhos.”

A importância de mais esse incentivo do Governo na formação e qualificação de profissionais na Bahia está detalhada no novo vídeo da série Educar para Transformar, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

Fonte:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *