Debate sobre Metodologias Ativas abre Semana Pedagógica da FTC

 

 

O termo Metodologia Ativa é relativamente novo no meio acadêmico, mas na verdade refere-se a roupagens diferentes aplicadas a velhas práticas no processo de ensino aprendizagem. Este foi o foco da discussão proposta pela pedagoga Ana Conceição Santiago, na noite desta segunda-feira (25), na abertura da Semana Pedagógica da FTC Feira de Santana, a professores e coordenadores da Instituição, no Auditório Professora Terezinha Mamona.

A discussão não é de agora, bem como a necessidade de ressignificar as práticas em sala de aula. Nessa perspectiva, de acordo com a palestrante, que é mestra em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o professor deve atuar como orientador, supervisor, facilitador e mediador. “O professor precisa ser pesquisador e atuar de acordo com as características e expectativas da turma”.

Ao defender a necessidade de replanejar a prática pedagógica, por meio de comparações, analogias e fontes de pesquisa diversas, Ana Santiago disse que a visão é a mais elementar: “Só aprende fazendo”. E isso deve acontecer com prazer e satisfação, em busca do aprendizado constante. “Precisamos ter autonomia para pensar e atuar, promovendo atividades naturalmente participativas”, pontuou, destacando que a tecnologia está invadindo todos os espaços, o que requer planejamento constante.

O grande desafio, de acordo com a pedagoga, é encontrar o equilíbrio entre a visão do professor e a finalidade do ensino para o aluno e para isso sugeriu a associação permanente da teoria e da prática. Essa postura, conformefrisou, evita a aplicação de modelos equivocados, que deturpam a definição do que é construir conhecimento. “Temos que buscar sempre, porque quanto mais estudamos menos sabemos, ensinou”.

Ao abrir oficialmente a Semana Pedagógica, organizada pela assessora acadêmica Celi Mendes Rios, o diretor da FTC Feira de Santana, professor Cristiano Lôbo, disse que 2015 foi um ano desafiador. “Iniciamos um trabalho voltado para a qualidade acadêmica e agora vamos colocar em prática, inicialmente na área de saúde e depois em todos os cursos”, afirmou, referindo-se ao método de Currículo por Competências que está sendo implantado na Instituição, visando atender um mercado cada vez mais exigente.

“Não podemos mais nos ater apenas aos conteúdos, mas agregar conhecimentospara que o profissional chegue ao mercado de trabalho fazendo a diferença”, destacou Cristiano Lôbo, admitindo que uma mudança significativa do perfil do aluno no processo de formação acadêmica não é fácil. “Mas estamos sempre reafirmando o nosso compromisso de promover uma educação de qualidade”, frisou.

A programação da Semana Pedagógica prossegue até sexta-feira (19). Neste período serão realizadas diversas atividades, dentre as quais reunião de colegiado para planejamento, reunião com o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAAC) e recepção aos novos docentes.

 

Fonte: Assessora de Comunicação – FTC/FSA

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *