Desenbahia volta a liderar financiamentos na Bahia Farm Show
Para o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, o resultado reflete a decisão do governo estadual de apoiar o agronegócio, o que foi possível “com trabalho em equipe, foco na missão, planejamento estratégico e execução das metas”. Nesta terça-feira (7), a Diretoria Colegiada da agência celebrou o resultado com todo o corpo de empregados.
O gerente comercial, Marko Svec, comandou a reunião geral de apresentação dos resultados, expôs vídeos resgatando a história da agência de fomento no estímulo ao agronegócio desde 2004 e convocou testemunhos dos empregados envolvidos. Na ocasião, Otto Alencar Filho destacou a trajetória crescente da Desenbahia no financiamento do agronegócio. “Em 2013, a agência financiou R$ 144 milhões, em 2014 chegou a R$ 278 milhões, em 2015 a meta foi superada com R$ 383 milhões (38% do total de negócios) em operações protocoladas, até chegarmos à edição de 2016 com mais de R$ 415 milhões (41.7%)”.
Tricampeonato
O ‘tricampeonato’ em volume de recursos e quantidade de propostas captadas foi o mote da celebração da Desenbahia. O segundo lugar coube ao Banco do Brasil, que captou perto de R$ 200 milhões. Também participaram da feira o Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.
No total, a Desenbahia captou 209 propostas de financiamento, sendo 92 solicitações para projetos novos, 108 para aquisição de equipamentos e máquinas e nove para capital de giro. Para projetos foram destinados R$ 366,3 milhões, o que representa mais empregos e mais renda. O financiamento de equipamentos bateu em R$ 46,4 milhões e empréstimos para capital de giro ficaram em R$ 2,6 milhões.
Em ano anteriores, a Desenbahia participava da Bahia Farm Show basicamente buscando clientes. Em 2016, levou empresários de todas as regiões do estado para a feira. A região oeste participou com 143 propostas no valor de R$ 318,1 milhões (76,56%). A Gerência do Extremo-Sul, de Teixeira de Freitas, fechou 32 propostas no valor de R$ 69,1 milhões (16,65%).
A Gerência de Irecê fechou 17 propostas no valor de R$ 12,5 milhões (3,02%). Também apresentaram propostas 17 empresas de Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna e até da Região Metropolitana de Salvador, conduzidas pela agência de fomento.
Estratégia
Segundo a exposição do Gerente Comercial, Marko Svec, a estratégia de marketing e negócios incluiu a oferta de financiamentos em até 100% do valor das máquinas e equipamentos agrícolas, para os clientes fidelizados, com agilização do trâmite burocrático; financiamentos de até 90% para novos clientes e atração de produtores de outras regiões agrícolas da Bahia, o que contribuiu decisivamente para reverter a expectativa negativa gerada pela crise econômica e estiagem prolongada.
Otto Alencar Filho agradeceu aos empregados pelo esforço concentrado e enviou carta de agradecimento aos empresários. “Consolidamos a trajetória crescente da agência no financiamento do agronegócio. Nosso crédito transforma ideias em negócios de sucesso, gerando maior competitividade, mais renda e riqueza para o desenvolvimento econômico e social da Bahia”, disse.
Fonte: Ascom/Desenbahia