Dia D oferece mais de 500 vagas de trabalho para pessoas com deficiência
Pelo quinto ano consecutivo, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove, nesta sexta-feira (29), durante todo o dia, através da Unidade Central do Serviço de Intermediação para o trabalho (SineBahia), na Avenida ACM, em Salvador, o Dia D da inclusão profissional de pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Das mais de 500 vagas oferecidas, oportunidades para auxiliar de escritório, camareira, auxiliar de limpeza, farmacêutico e enfermeira. De 2016 até julho de 2017 o Sinebahia já posicionou 1.552 pessoas no mercado de trabalho.
“O sistema Sine é importantíssimo porque ele democratiza oportunidade de trabalho, é a melhor política pública que nós temos no estado e acredito que de intermediação de mão de obra no Brasil. O governo do estado da Bahia tem feito um esforço enorme, este ano nós estamos sustentando a rede Sine integralmente, sem nenhum apoio do Governo Federal, mas nós conseguimos garantir e nosso sistema é uma referência nacional”, destacou a titular da Setre, Olívia Santana.
Em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e INSS, o evento reuniu trabalhadores em busca de oportunidade no mercado de trabalho.
O superintendente dos direitos da pessoa com deficiência, Alexandre Baroni destaca o esforço que tem sido realizado para garantir os direitos da pessoa com deficiência. “Hoje mais do que nunca, a gente garante um processo que vem sendo construído desde julho em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a partir da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, na perspectiva de entender que essa população precisa trabalhar, porque o trabalho é aquilo que de fato dignifica as pessoas e isso para nós é uma questão de cidadania”, declarou Baroni.
De acordo com o Artigo 93 da Lei de Cotas nº 8.213/91, a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência. Ana Maria Sandes acompanhou a filha Livia Brito Santos, portadora de deficiência auditiva, desempregada há 7 meses, até a unidade com o desejo de conseguir uma oportunidade de emprego. “É muito boa essa oportunidade para os deficientes. Ela sempre trabalhou e garanto que hoje ela sai trabalhando daqui”, completa.
Fonte: