Dia da Biblioteca é comemorado com ações culturais e inclusivas

As comemorações pelo Dia da Biblioteca, celebrado em 9 de abril, movimentam equipamentos públicos da capital baiana com uma série de atividades culturais e inclusivas. Na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada no Pelourinho, na manhã desta segunda-feira (10), o trabalho do espaço foi apresentado à comunidade, com direito a intérprete de libras para o público com deficiência auditiva e um palestrante surdo.
A diretora da Anísio Teixeira, Laura Galvão, lembra que as bibliotecas são espaços vivos, em movimento, com acessibilidade aos surdos. “As pessoas não têm o hábito de frequentar as bibliotecas porque as imaginam apenas como um acervo, mas isso não é uma realidade. Elas são movimentadas com ações culturais, e queremos que toda a comunidade prestigie isso, promovendo também a inclusão. Hoje, oferecemos aqui o curso de libras, bate-papo, oficinas, palestras e contação de história. É um espaço vivo”, explicou a diretora.
Como palestrante convidado, o surdo Anselmo Dias foi interpretado por Igor Santos e contou sobre a experiência de vida e a falta de representatividade do público surdo nas histórias infantis. “Os surdos e pessoas com outras dificuldades não têm tanto acesso à leitura como os ouvintes. Muitas referências de contos infantis, por exemplo, eu não tive na minha infância. E é muito importante incluir essas pessoas em espaços como a biblioteca, porque isso aqui é um mundo onde existe muito conhecimento e muitas referências. Nós aprendemos com recursos como imagens, gravuras e gráficos”, comentou Anselmo.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Anselmo Dias contou sobre a experiência de vida e a falta de representatividade do público surdo
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
As atividades no Pelourinho integram as ações promovidas pelas bibliotecas públicas administradas pelo Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC). As unidades vinculadas à fundação, como a Anísio Teixeira, buscam dinamizar esses espaços através da promoção de atividades literárias, de entretenimento e artísticas.
Também em alusão ao 9 de abril, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, recebe a Companhia de Teatro da Apae nesta terça-feira (11), às 15h, com o espetáculo de teatro ‘Os Saltimbancos’. Baseada na obra de Chico Buarque de Holanda, a montagem conta a história de quatro animais que fogem de seus donos maldosos em busca de um sonho.
Fonte: Secom.ba
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *