Disque Saúde recebe cerca de 100 ligações por mês

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, mantém um serviço de atendimento à população para receber informações sobre focos de reprodução do mosquito aedes aegypti. O Disque Saúde 0800 284-6656 visa reforçar o trabalho ininterrupto de combate às doenças transmitidas pelo mosquito e esclarecer dúvidas da população sobre o assunto.
Ao discar, imediatamente a pessoa interessada é atendida por um profissional técnico que tanto pode orientar quanto às ações simples que contribuem de forma decisiva para combater o mosquito, como também acionar uma equipe para checar denúncias a respeito da existência de criadouros do aedes aegypti em qualquer ponto da cidade.
As chamadas podem ser feitas de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 18h. Aos domingos e feriados as ligações devem ser direcionadas para o número 156. “A média de chamadas e atendimentos já ultrapassa 100 ligações por mês”, revela Margarete Gonçalves, responsável pelo serviço.
Para atender a demanda de maneira mais rápida e eficiente, ela lembra que ao fazer a chamada, é muito importante que a pessoa forneça informações detalhadas, a exemplo do endereço correto, número da casa e ponto de referência – nos casos de residência fechada há muito tempo ou abandonada. O objetivo é agilizar o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
“A comunidade pode contribuir de forma decisiva com a Vigilância Epidemiológica”, pontuou. Segundo pesquisas, cerca de 80% dos criadouros estão dentro de casas, geralmente são recipientes que acumulam água. “Basta evitar a água parada, uma medida simples e eficaz para garantir a prevenção que também é segurança contra dengue e demais doenças que tem como vetor o aedes egypti”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *