Educação para Jovens oferece oportunidade de 1° emprego na Ford

Ainda se familiarizando com a rotina de suas respectivas funções, 31 jovens baianos começaram a trabalhar no Complexo da Ford, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta segunda-feira (16). Eles foram beneficiados pelo Programa Ford de Educação para Jovens inspirado no programa estadual Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Todos frequentaram a rede pública de ensino de Camaçari e foram selecionados a partir do desempenho demonstrado na escola. Mas a seleção não parou por aí. Eles passaram por quase seis meses de preparação, que incluíram cursos de formação pessoal e também aprendizado técnico para ingressar no mercado de trabalho, representando a oportunidade do primeiro emprego.

A partir de agora, os jovens serão acompanhados por seus mentores, os responsáveis por orientar os aprendizes, e muitos deles já pensam no futuro. Para Jamile Santos, 18 anos, a vaga no setor de Controle de Compras da Ford é motivo de orgulho para a família, principalmente para a mãe, que trabalha como copeira em uma das empresas do Pólo Petroquímico, e a avó. “Quando eu ainda participava do processo de seleção, elas já comemoravam como se já tivesse conseguido a vaga de emprego. Esse era um sonho, mas eu sequer havia sonhado, de tão distante que parecia essa oportunidade”.

Segundo Jamile, foi sua mãe quem lhe sugeriu, uma vez, que tentasse trabalhar na área industrial. “Mas eu nunca tinha pensado nisso. Foi através dos cursos, das várias etapas que eu vivenciei, na oportunidade de conhecer diversas pessoas de diversas áreas que eu mudei meu pensamento sobre meu futuro e a carreira profissional. “Depois de todas as aulas e testes, quando o resultado veio, foi pura emoção, não só para mim, mas para minha família também”.

Com apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Educação Municipal de Camaçari e do Sistema Ssesi/Senai, o Programa Ford acredita na oportunidade como uma forma de desenvolver os jovens e inspirar outras aspirações para a carreira profissional. Na turma desta segunda-feira (16), uma novidade – é o primeiro grupo de jovens formados especificamente para o trabalho administrativo. Para isso, eles passaram por duas etapas de formação.

A primeira das etapas, a cargo do Sesi, inclui cursos comportamentais, que vão desde noções de Saúde e Segurança do Trabalho até Administração Financeira, Formação Pessoal e Social, Gerenciamento do Tempo, além de Informática Básica, Matemática, Lógica, Inglês e Comunicação. A formação técnica, em parceria com o Senai, é voltada à preparação de auxiliares nas áreas de Administração e outras atividades.

Distribuídos em diversos setores do complexo, como finanças, compras, manutenção, manufatura, os novos funcionários da Ford serão acompanhados por mentores, responsáveis por orientar o aprendizado e guiar pelas atividades do dia a dia. A mentora de Jamile Santos, Cleide Lima, explica sobre a experiência para os jovens e a maturidade que desenvolvem durante o trabalho. “Aqui, eles têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades, como o espírito de grupo, trabalhar como um time, tirar dúvidas, nos consultar durante todo o tempo, mas têm autonomia de fazerem o trabalho deles sozinhos”. De acordo com Cleide, “muito deles saem menos tímido porque esse treinamento que recebem aqui, com certeza, é diferenciado e os capacita, não para trabalhar na Ford, mas para a vida”.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *