Eleição para líderes de classe mobiliza mais de 912 mil alunos

Mais de 912 mil estudantes da rede estadual de ensino estão se preparando para a eleição geral de líderes de classe, que acontece nos dias 18,19 e 20 de abril, nas unidades escolares da capital e do interior. A expectativa é que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A iniciativa faz parte de o programa Educar para Transformar, visando promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nas escolas, contribuindo assim para a gestão democrática e participativa.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para o ambiente na unidade de ensino. Entre as competências dos líderes estão representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem; e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

As eleições aumentam a participação dos alunos na vida escolar, como explica a estudante Sara da Silva Santos. Ela foi eleita líder de classe da turma do 3º ano do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na primeira eleição geral de líderes, em 2015. “Num trabalho com a direção e os outros líderes, conseguimos melhorias na estrutura, na qualidade da alimentação escolar e das aulas com bons professores”.

A mobilização nas escolas é feita com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação (Mires) e dos orientadores de estudos, que recebem formação para auxiliar os estudantes na elaboração do plano de ação e das metas para a escola. “A gente acredita muito na participação dos jovens como elemento modificador e transformador da educação, e a eleição é sempre um grande evento para as escolas pensarem sobre autonomia, empoderamento juvenil e participação dos jovens”, afirma a coordenadora de Articulação da Secretaria da Educação do Estado, Elaine Souza.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *