Enfermeiros da Atenção Básica recebem capacitação sobre o pé diabético

Uma das maiores complicações do diabetes – doença ocasionada pela elevação descontrolada do nível de açúcar no sangue – é o chamado pé diabético. Nesse sentido, enfermeiros da rede municipal participaram nesta terça-feira, 29, de uma capacitação no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.
A qualificação foi promovida pela Atenção Básica. O paciente diabético apresenta perda de sensibilidade (neuropatia) e diminuição sanguínea e está mais suscetível a queimaduras, cortes e perfurações na pele.
O palestrante e fisioterapeuta Vilmar Zhom destacou que o profissional tem que avaliar o pé do paciente diabético, observando a presença de rachaduras, calos, ressecamento e ferimentos. “Outros aspectos que devem ser avaliados: pé vermelho e estrutura óssea mais predominante”.
De acordo com a enfermeira referência em Diabetes, Hipertensão e Saúde da Pessoa Idosa, Isabela Machado, o profissional capacitado vai ofertar uma melhor assistência aos usuários da rede. “O paciente recebendo os cuidados necessários e adequados, ele não terá complicações”, pontuou.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *