Confiança no comércio vai ao maior nível desde janeiro de 2015

Indicador chegou a 97,9 pontos. Comparado a dezembro de 2015, alta foi de 32,2%. Resultado foi puxado por grandes empresas

A confiança do empresário do comércio subiu ao maior nível desde janeiro de 2015. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostram que, em dezembro, o indicador que mede essa confiança atingiu os 97,9 pontos.

Comparado a dezembro de 2015, quando estava em 74 pontos, houve alta de 32,2%. Esses dados são apurados mensalmente e formam o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Semelhante a um termômetro, ele vai de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo máximo).

O resultado do mês foi influenciado favoravelmente pelas grandes empresas e pelas firmas com menos de 50 funcionários. Enquanto nas pequenas houve avanço de 1,6% em dezembro, nas maiores o incremento foi de 11,8%. Frente a dezembro de 2015, os avanços foram de 31,7% e de 56,3%, respectivamente.

Em nota, FecomercioSP avaliou que o pior momento da crise econômica passou e a confiança nas grandes empresas caminha para a normalidade, assim como outros indicadores econômicos apurados pela entidade.

Avanço em todas as áreas

Para chegar ao número final de confiança, o indicador leva em conta três fatores: as condições atuais do empresário, as expectativas em relação ao futuro e o índice de investimento. Em dezembro, os três componentes avançaram para níveis melhores.

“O espírito de recomeço e a sensação de que a economia tem mesmo condições de se recuperar em 2017 está cada vez mais evidente”, avaliou a entidade em nota.

“A FecomercioSP vem desde abril e maio aferindo essa mudança de humor, que era ainda muito insipiente naquele momento mas que vai se confirmando com os dados mais recentes”, afirmou.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FecomercioSP

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *