Equipe da unidade de AVC do HGRS publica artigo em revista canadense de enfermagem

Louise Cibelle
Assessora de Comunicação

Mais um artigo científico desenvolvido na Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos (UAVC-HGRS) foi aceito por um veículo internacional. Dessa vez, a publicação aconteceu no canadense Journal of Nursing Education and Practice.  

Trata-se de um trabalho que descreve a experiência de enfermeiros no processo de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) para a prevenção e identificação precoce dos fatores de risco e sinais de alerta do AVC e para as ações comunitárias face ao evento cerebrovascular. A intervenção educativa alcançou 1.302 pessoas de 12 distritos sanitários de Salvador.  

De acordo com os pesquisadores, os encontros permitiram reflexões sobre as repercussões do AVC no cotidiano das vítimas e de suas famílias, bem como sobre o acesso aos serviços de saúde e o papel dos ACS nesses contextos. Também resultaram na qualificação desses agentes. 

Intitulado ‘Training experience with community health agents: focus on prevention and identification of stroke’ (‘Experiência de treinamento com agentes comunitários de saúde: foco na prevenção e identificação de AVC’ – em livre tradução para o português), o artigo é de autoria da enfermeira Ludimila Santos Muniz – coordenadora de enfermagem da UAVC-HGRS –, junto a integrantes do Grupo Interdisciplinar de Saúde Cardiovascular (Gisc – Ufba): Claudenice Ferreira dos Santos, Mariana de Almeida Moraes, Elieusa e Silva Sampaio, Cláudia Geovana da Silva Pires e Fernanda Carneiro Mussi. A publicação pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/ArtigoEnfUAVC-HGRS.  

Hospital Geral Roberto Santos em atendimento durante a pandemia do Corona Vírus Foto: Carol Garcia/GOVBA

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *