Escolas seguem mobilizadas para as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática com foco no Ideb
As escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior seguem mobilizadas na aplicação das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O resultado das provas é um dos fatores que geram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos Estados. Na Bahia, a expectativa é que 460 mil estudantes baianos façam as avaliações até o final do prazo nesta sexta-feira (1º).
No Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, no município de Cordeiros (a 662 km de Salvador), localizado na região do centro sul baiano, os alunos marcaram presença neste importante momento para a unidade escolar. “Achei muito interessante a realização da prova pelo conteúdo e estrutura. Tivemos um grande apoio da escola que nos esclareceu sobre a importância da avaliação como ferramenta de melhoria na nossa educação”, destacou a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Leidiene Pereira, 17 anos, depois das provas.
Para o seu colega Diogo Santos, 18, a mobilização foi um exemplo de união da comunidade escolar. “Tivemos uma excelente preparação o que nos ajudou até na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sabemos da importância da ampla participação dos estudantes e a escola pode contar conosco neste momento que procuramos ajudar na melhoria da educação no Estado”, disse.
A diretora da unidade escolar, Ellen Caires, destacou que a mobilização prévia para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica foi fundamental para a grande participação dos estudantes. “Desde o começo já vínhamos realizando as provas do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), de iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, que preparou previamente os alunos. Intensificamos o trabalho com os professores de Língua Portuguesa e Matemática e fizemos ampla divulgação na escola. Também fizemos um lanche especial para parabenizar os nossos estudantes por acreditarem que podem ser agentes de mudança na escola de forma consciente”, ressaltou.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado