Especialistas japoneses apresentam método de segurança comunitária a comandantes de unidades da PM

O modelo Koban de policiamento comunitário foi apresentado, nesta quinta-feira (7), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro dos Aflitos, em Salvador, por especialistas da polícia japonesa. Eles apresentaram o sistema e trocaram informações com os comandantes de Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMa) e de Bases Comunitárias de Segurança (BCSs).

No encontro, o diretor do Departamento de Polícia Comunitária da PM, coronel Tosta, que representou o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, falou sobre a parceria entre a Polícia do Japão e a corporação. “O modelo Koban foi adaptado para a nossa realidade e tenho certeza de que a comunidade será a maior beneficiária por essa parceria”.

O perito policial Koichi Maruyama, que irá avaliar como o policiamento comunitário vem sendo realizado nas comunidades, os seus impactos e o que poderá ser aprimorado, falou sobre a experiência vivenciada por ele na implantação do sistema Koban no Japão. Em seguida o inspetor chefe de Educação e Treinamento da Polícia do Japão, Katsushige Higashi, que estava acompanhado do representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Masaki Liyama, citou as visitas técnicas que já fez às BCSs em Salvador.

“Fiquei muito contente com o que vi nas bases comunitárias. Todos policiais que encontrei me pareceram muito entusiasmados, observei que eles estavam realmente pensando na população local. Percebi ainda que a comunidade confia nos policiais. Estou na expectativa para as próximas visitas”. Ao final do evento, os participantes tiraram dúvidas sobre o modelo Koban e as experiências dos japoneses.

Cooperação técnica

A comitiva dos japoneses permanece na Bahia durante todo o mês de abril e a programação inclui atividades nas bases comunitárias de segurança. A visita faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Com a iniciativa, a Senasp visa multiplicar os conhecimentos do policiamento comunitário no Brasil, por meio de capacitações e visitas técnicas, em que os agentes brasileiros de segurança pública brasileiros podem receber orientações de especialista, auxiliando na difusão da filosofia preventiva de Polícia Comunitária.

Fonte: Ascom/Polícia Militar da Bahia (PMBA)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *