Estudantes da rede estadual aprendem a prevenir acidentes com energia elétrica

Os estudantes do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, no bairro de Plataforma, em Salvador, participaram de palestra educacional sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica, nesta quinta-feira (28), na unidade escolar. A ação é parte do projeto Energia Amiga, parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), a partir do programa Educar para Transformar.

O objetivo da iniciativa é levar orientações sobre segurança e formar multiplicadores nas escolas para diminuição de acidentes na rede elétrica. Na palestra, os estudantes ficam sabendo como evitar práticas próximas a rede elétrica que podem causar acidentes, como reforma e construção, instalação de antenas, ligação clandestina, poda de árvores, brincadeiras com pipas, entre outras. Nesta sexta (29), a palestra acontece nos colégios estaduais Renan Baleeiro, no bairro de Águas Claras, e Maria Anita, localizado em Periperi.

Para os estudantes, as informações são importantes. “Eu acho que a gente deve saber sobre esse assunto, porque posso precisar em algum momento da vida”, disse Fernando Pinheiro, 12 anos, aluno do 8º ano. Kaiky Amorim, 13, estudante do 9º ano, diz que em sua casa já há preocupação para se evitar acidentes com energia. “Minha mãe sempre alerta sobre os cuidados com a energia. Já sei como proceder em algumas situações, mas agora vou aprimorar esse conhecimento”, disse Kaiky, acrescentando que quer ser engenheiro elétrico.

Conscientização

As palestras são preparadas de acordo com a faixa etária do público, como explica a engenheira de Segurança do Trabalho da Coelba, Dulce Laura Freire. “Nós temos material para o público infantil, com didática e linguagem adequadas”. De acordo com Dulce, o projeto gera bons resultados. “A gente aposta no trabalho de conscientização, de sensibilização dos estudantes, eles vão sair daqui vetores dessa informação. Caso se depararem com a situação na rua, vão saber como agir”, destaca.

A ação vai se estender para todas as escolas estaduais localizadas nos bairros com maior incidência de acidentes, até o fim do ano letivo. “A Coelba nos procurou para que, juntos com as escolas, pudesse fazer esse trabalho por meio de palestras educativas onde os estudantes vão ser apresentados ao problema, vão ver todo o processo de como evitar acidentes para que sejam multiplicadores em casa e no bairro”, explica a coordenadora de Desenvolvimento do Núcleo Regional de Educação de Salvador (NRE-26), Maria de Fátima Costa.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *