Estudantes e professores celebram Dia Mundial da Voz

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, que é celebrado em 16 de abril, estudantes e professores da rede estadual participaram, nesta terça-feira (19), de uma programação composta por oficinas de Fonoaudiologia, Nutrição, Yoga e Talk Show, com a presença de profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

O evento, que aconteceu no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, localizado no Colégio Central, bairro de Nazaré, em Salvador, é uma iniciativa da campanha ‘Seja amigo da sua voz’, da Secretaria da Educação do Estado, que visa orientar sobre a importância da voz e suas implicações na saúde e comunicação.

Segundo a professora de Educação Física Emilia de Fátima Rigaud, que participou das oficinas de Nutrição e Fonoaudiologia, foram repassadas informações importantes e que melhoram a qualidade da voz. “Aprendi a adotar hábitos simples, como evitar o consumo de leite, café, adoçantes, alimentos gordurosos e industrializados, que ajudarão a preservar a minha voz”, conta.

A nutricionista Sara Frediani explica que “as pessoas devem ingerir o máximo de alimentos naturais possível, como frutas, verduras e legumes, e evitar os alimentos embalados, por possuírem substâncias como sódio e conservantes, que fazem mal à saúde. Outra dica essencial é beber bastante água para hidratar a voz e o corpo”, destaca.

A estudante Maria Priscila Paixão, 15 anos, do Colégio Estadual Ursula Catharino, aprovou a oficina de Yoga. “Gostei muito dos exercícios porque me deixaram mais relaxada. Agora vou passar a fazer no meu dia a dia para ter mais disposição”. Luciana Santos, 15 anos, afirma que gostou muito da programação. “Achei as oficinas muito interessante porque serviram para aumentar meus conhecimentos sobre como ter uma vida mais saudável”.

Além das oficinas, o público participante pode conferir uma apresentação de músicos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), além de um Tak Show mediado pela madrinha da campanha, Carla Visi, o jornalista e radialista Jefferson Beltrão e a atriz Yara Villaça. “Cuidar da voz é cuidar da saúde, pois, é através dela que a gente mais se expressa e transmite emoções. Por isso viemos trocar experiências com professores e estudantes”, destaca Beltrão.

“Este é o sétimo ano que participo do projeto, pois, acredito que o trabalho voltado para a saúde dos professores é de crucial importância para a transformação que nós pretendemos na nossa sociedade”, explica Carla Visi. Já Yara Villhaça diz que “a voz é um instrumento que precisa estar muito bem cuidado para nos comunicarmos de forma clara, por isso, fizemos uma cena de radionovela, para mostrar, na prática, o que é brincar com a voz e que dependemos dela no nosso cotidiano”.

Fonte: Ascom/SEC

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *