Estudantes produzem sabão reutilizando óleo de cozinha

Os alunos do Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas, no município de Muritiba (Recôncavo), aprenderam a produzir sabão ecológico com o reaproveitamento do óleo de cozinha. A ação sustentável, voltada para a Educação Ambiental e a geração de renda, está relacionada ao projeto estruturante Juventude em Ação, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, do qual a escola participa.

A professora de Geografia, Alexandra Santana Vieira, afirma que ação é muito importante, pois busca a conscientização ambiental na comunidade escolar. “A prática da saponificação é uma alternativa viável de reaproveitamento do óleo de cozinham, que contribui para a preservação do meio ambiente, e também uma forma de obter renda. O óleo, quando descartado de forma aleatória, provoca sérios impactos ambientais, como contaminação do solo e da água”.

alunos produzem sabão
Iniciativa voltada também à geração de renda, integra projeto estruturante Juventude em Ação.

Segundo o estudante do 3º ano, Vitor Manoel de Jesus, 16 anos, uma simples ação pode fazer a diferença. “É preciso que as práticas sustentáveis comecem a partir da nossa própria casa, para ajudar a diminuir os prejuízos no meio ambiente. O óleo de cozinha, que iria poluir, se transforma em algo útil, gerando ainda economia em casa por evitar gastos com sabão industrializado”.

Jussara Barreto, 17, da mesma séria, pretende multiplicar o que aprendeu para outras pessoas. “Devemos buscar meios para garantir que as futuras gerações tenham acesso aos recursos maturais. Por isso, vou ensinar meus amigos, familiares e pessoas da comunidade como fazer o sabão em suas casas”.

alunos aprende fazer sabão
Fotos: Ascom/Educação

Como fazer

Ingredientes

5 litros de óleo de cozinha usado
1 litro de água morna
1 kg de soda cáustica

Dissolva a soda na água e adicione o óleo, mexendo sem parar por até 40 minutos, até engrossar. Após isso, coloque a mistura na forma plástica envolvida com saco plástico para lixo e deixe descansar por 15 dias. Corte as barras e, após 10 dias, o sabão já pode ser usado para lavar os utensílios domésticos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do EstadoO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *