Fanfarras de escolas estaduais ensaiam para desfile do 7 de Setembro

Estudantes de colégios estaduais da capital e do interior se preparam para fazer bonito com as fanfarras durante o desfile do 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. A fanfarra do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Luiz Navarro de Brito, que funciona no bairro da Lapinha, em Salvador, é uma delas. Os integrantes se reuniram da tarde desta segunda-feira (4) para mais um encontro antes do grande dia.
As amigas Yasmin Lopes e Camila Paiva entraram para a fanfarra há pouco tempo. Yasmin, 17 anos, faz parte do coreográfico e Camila, do cívico (que porta as bandeiras). Ambas viram na atividade uma possibilidade de integração. “Espero que dê tudo certo. Que a gente apresente o nosso melhor e que o público se impressione com a mensagem que a gente vai levar”, afirma Camila, 15, que está ansiosa para o primeiro desfile.
Já o veterano Wesley Ferreira, 19, toca em fanfarras há oito anos. O estudante se encontrou na tradição. “Quando você vê que leva jeito com uma coisa, você passa a gostar. Foi o que aconteceu comigo. Pretendo passar [o conhecimento] para outras pessoas, assim como passaram para mim. Assim como me ensinaram, eu quero continuar esse trabalho”, planeja o jovem, que integra a ala de instrumentistas, onde toca trombone de vara.
Promovidas pela Secretaria da Educação do Estado, as fanfarras escolares incentivam a participação dos estudantes em desfiles cívicos e funcionam como ambientes de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. “Além de trazer esses meninos para escola, evitando que fiquem na rua, eles aprendem a tocar um instrumento e socializam com os demais. Pedagogicamente, é muito importante porque nós observamos uma melhora no comportamento e na disciplina dentro da sala de aula. Eles passam a se dedicar mais”, avalia a diretora do Ceep Luiz Navarro de Brito, Silvana Lima.
Fonte: Secom.ba
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *