Feira de Ciências mobiliza Colégio de Aplicação Anísio Teixeira

Com apresentação da Companhia de Dança da unidade escolar, estudantes e educadores do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Ceaat) iniciaram as exposições da Feira de Ciências da escola que acontece desde sexta-feira (19). A atividade, que serve também para a submissão de projetos para a 6ª edição da 6ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba), fomenta a construção do conhecimento cientifico e estimula o interesse pela ciência.

“Cerca de 30 projetos serão apresentados na nossa feira. O projeto se inicia no momento da escolha do tema, quando são realizados debates, pesquisas e isso estimula o desejo do estudante em participar. As nossas feiras são sempre momentos importantes para o crescimento e desenvolvimento dos nossos estudantes, sem falar que serve como preparação para a Feciba”, explicou o diretor do Ceaat, Reuvan Sodré.

Para a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, o momento marca a concretização de todos os sonhos criados pelo ciência na escola. “Hoje conseguimos ver de perto o resultado das nossas ações ao longo do ano. Esses estudantes mostram que estão dominando a ciência, que sabem fazer ciências. É uma alegria muito grande acompanhar a iniciativa desta forma. A gente mostra que a escola pública é capaz de fazer ciências na educação básica”.

Com o projeto ‘Reciclagem’, o estudante Rodrigo Oliveira, que cursa o 1° ano do ensino médio, explicou a importância de reciclar produtos que muitas vezes são descartados. “Nós desenvolvemos o trabalho focando em objetos que a gente pode utilizar em nosso cotidiano, como sacolas, luminárias, copos descartáveis dentre outros. O nosso desejo é ensinar a sociedade que nem tudo precisa ser descartado”.

A estudante Iris Mel, do 3°ano, explicou que seu projeto trabalha com a conscientização sobre as consequências do efeito estufa, com o propósito de ensinar as pessoas a utilizarem os métodos que podem diminuir o efeito estufa. “Somos responsáveis pela a emissão de uma parcela de gás carbônico na atmosfera, então, será muito bom se a gente conseguir conscientizar as pessoas da importância de cuidar do nosso meio ambiente, através de atitudes como, não utilizar carros em passeios curtos, podendo trocar por bicicletas e até caminhadas”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *