Feira é referência para Nepir de Santo Amaro
Inspirado em equipamento semelhante implantado em Feira de Santana, o município de Santo Amaro acaba de implantar o Núcleo de Estudos da Igualdade Racial e Gênero (Nepir). A iniciativa foi do Conselho de Comunidades Negras e Indígenas da cidade do recôncavo baiano, marcando avanço no trato das questões raciais e de gênero e suas articulações para enfrentamento de discriminação.
A aula inaugural do Nepir foi presidida pelo coordenador do Conselho em Santo Amaro, Arivaldo de Oliveira Rocha. E a primeira aula ocorreu na casa de axé do babalorixá Jailson da Cruz.
Representando o Conselho Municipal da Igualdade Racial de Feira de Santana, estiveram presentes a presidente Lurdes Santana e os conselheiros Geovana Ferreira, Reginalva Machado e Ezequiel Santos. Participaram de discussões sobre o tema “Política Racial com Recorte de Gênero”.
Logo em seguida, foram à casa de axé do babalorixá José Raimundo Lima Chaves , onde assistiram a festa de oxalá.
O evento também foi marcado por palestra com filha de Santo e presença de artistas internacionais da França, Espanha e Inglaterra, além de representantes de Santo Amaro.
Lurdes Santana ressalta a importância do reconhecimento de Feira de Santana ao ser modelo nacional para implantação do Nepir em Santo Amaro. “Agradecemos ao secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, e ao prefeito Colbert Martins Filho pelo apoio decisivo para o avanço das ações nesta área”, destacou a presidente do Conselho feirense.