Feira Que Te Quero Ver premia estudantes da Rede Municipal

Os melhores vídeos e e-books produzidos pelos alunos das escolas municipais sobre edifícios representativos do patrimônio histórico-cultural de Feira de Santana vão ser conhecidos nesta segunda-feira, 31, durante a premiação do Projeto Feira Que Te Quero Ver, iniciativa da Secretaria de Educação. O evento acontece a partir das 16:00, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, no Muchila.

Durante as diversas etapas do projeto, as escolas envolvidas na ação produziram vídeos e e-books, elaborados pelos alunos a partir das vivências em sala de aula, pesquisa e visita aos pontos históricos representativos da cidade, a exemplo do Mercado de Arte Popular, o Casarão Fróes da Mota, as igrejas Senhor dos Passos e Catedral de Senhora Santana, o Museu Regional de Arte (antiga Escola Normal), Arquivo Público Municipal, entre outros.

A visita aos espaços foi acompanhada por professores, equipe da coordenação do concurso e ainda historiadores e/ou curadores que orientaram os estudantes sobre a história dos edifícios ou logradouros.

A avaliação das duas categorias do concurso aconteceu em duas etapas: votação popular (via Internet no site www.feiraquetequerover.com.br) e votação por parte de uma comissão especial formada por profissionais ligados às áreas de cultura e história, sem vínculo com a Seduc.

Os vídeos e e-books mais bem votados serão premiados nas primeiras melhores classificações: ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar). A proposta do evento de premiação é transformar o Teatro do Maestro Miro num museu simbólico que mostre em um ambiente a Feira de Santana do passado (foyer) e, em outro (teatro), a cidade atual, com seus avanços e desafios do presente, além das perspectivas para o futuro.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, diz que a premiação é “apenas uma simbologia. Todos os alunos saem campeões deste projeto que tem como objetivo real estimular a valorização da cidade de Feira de Santana e seu patrimônio. Queremos que esta iniciativa, ao longo dos anos, proporcione aos estudantes o despertar pela curiosidade de conhecerem a história e o lugar onde vivem”.

Fonte:PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *