Festa da Purificação movimenta economia do Recôncavo baiano

O município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano e a 71 quilômetros Salvador, realiza desta segunda-feira (23) até o dia 2 de fevereiro, a Festa em Homenagem à Nossa Senhora da Purificação, que integra o Calendário de Festas Populares da Bahia. A expectativa da prefeitura é que cerca de 200 mil pessoas participem da programação, entre elas, turistas de outras regiões da Bahia, de outros estados e do exterior.

Com a marca da tradição baiana de reunir sagrado e profano nas comemorações religiosas do estado, a festa acontece há quase 300 anos, com novenário, missa, procissão e atrações musicais. O ponto alto das comemorações é a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, que acontece no próximo domingo (29).

Festa da purificacão
Mantendo tradição de quase 300 anos, baianas participarão da Lavagem da Igreja de N. S da Purificação.
(Foto: João Ramos/Bahiatursa)

O cortejo, formado por baianas tipicamente trajadas e centenas de pessoas vestidas de branco, saem do centro da cidade, por volta das 10h, em direção à Igreja da Purificação, onde acontece o ritual da lavagem do adro com água de cheiro. O som de banda de sopro anima todo o trajeto. Para os comerciantes de um modo geral, a festa é um momento de grande satisfação, a exemplo de quem está no ramo da hotelaria, que registra números positivos.

O Hotel da Purificação já contabiliza um movimento animador. Dos 39 apartamentos, 34 já estão reservados. “Recebemos turistas da Espanha, Venezuela e São Paulo. Fazemos tudo para que o evento se consolide, pois movimenta a hotelaria e a economia do município”, diz o responsável pelo equipamento, Francisco Ribeiro.

Outro segmento que aposta na boa movimentação é o de alimentação. Proprietária do Restaurante Trilhos Urbanos, Mércia Costa, 22 anos de experiência no comércio de Santo Amaro, espera uma grande afluência durante todo o novenário. “Mas, o ‘Dia D’ para nós será o da Lavagem, quando vem muita gente de fora”.

Festa da Purificação
Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Esta também é a avaliação d, chefe de cozinha da Churrascaria Boi na Brasa, de Cláudio Afonso. “Estamos preparados para atender a todos os gostos, do churrasco à moqueca, passando pelo famoso cozido com pirão, mocofato, feijoada, sarapatel, mariscada e maniçoba, comidas regionais que não podem faltar”. De passagem por Santo Amaro com destino a Cabuçu, no domingo (22), Walter Almeida, 39 anos, disse estar encantado pela cidade. “É a primeira vez que venho e achei a cidade muito acolhedora, com uma culinária excelente. Estou me programando para retornar na festa”.

Música

Atrações nacionais, locais e regionais, como Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Carlinhos Brow, Samba Chula de Nicinha, Raízes de Santo Amaro e Saulo Fernandes, vão animar moradores e turistas no período da festa. Serão três palcos, com shows a partir das 18h e 22h. Um parque infantil vai entreter a garotada.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *