Filme apoiado por edital do Governo participa de festival na França

O filme baiano ‘Jonas e o Circo sem Lona’ está entre os sete selecionados para a mostra competitiva oficial de documentários do 28º festival Cinélatino – Rencontres de Toulouse, que acontece na França, entre 11 e 20 de março. O documentária é apoiado via Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), mecanismo de fomento à cultura administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA), por meio do edital Mobilidade Cultural.

O documentário conta a história de Jonas, um menino de 13 anos que sonha em manter vivo o circo criado por ele no quintal de sua casa, enquanto enfrenta o grande desafio de crescer. Foi filmado durante um ano, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e mostra o encontro entre a diretora e o personagem, Jonas Laborda, numa narrativa poética que reflete sobre o fim da infância e sobre o que fazemos com nossos sonhos quando crescemos.

O projeto foi realizado em distintas etapas, desde a concepção e início das filmagens – de forma independente de financiamento do Estado ou qualquer patrocínio para a sua produção até a finalização, em outubro de 2015, na Argentina. Ao longo do processo, o filme passou por alguns fóruns e mercados importantes no mundo, e conquistou prêmios e apoios que são da maior relevância para o circuito de documentários, como o DocMontevideo, DocBuenosAires, Atlantidoc e DocsBarcelona.

‘Jonas e o Circo sem Lona’ foi apresentado ainda como Work in Progress, em 2014, no Visions Du Réel, outro renomado festival de documentário em nível mundial, realizado em Nyon, na Suiça. Exibido em sessão fechada para curadores de festivais, distribuidores e representantes de canais, que opinam sobre a obra em processo, o filme ficou entre os quatro projetos selecionados. Em 2015, também foi selecionado para a First Appearance Competition do International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA) – o principal festival de documentários do mundo, realizado na capital da Holanda.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *